Criado por meio da Lei Delegada nº 64, de 4 de maio de 2007, o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), é responsável pela formação, aperfeiçoamento e a especialização dos profissionais de Segurança Pública.
O diretor-geral do Iesp, coronel Audo Albuquerque, ressaltou que a instituição tem importância na Base Curricular Unificada dos agentes que fazem parte da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), além de desenvolver parceria com a Guarda Municipal de Manaus.
“Nós cuidamos da formação, capacitação e treinamento dos profissionais do sistema de Segurança Pública do Estado. Além disso, atuamos também na formação dos guardas municipais. Essa formação vai desde a parte dos cursos a distância, cursos híbridos e presenciais que envolvem várias naturezas, visando capacitar mais os profissionais para bem servir à sociedade amazonense”, disse o diretor.
De acordo com o coronel, alguns cursos são realizados em parceria com outros órgãos. “Por exemplo, vamos iniciar em dezembro um curso voltado aos capitães da Polícia Militar para serem promovidos a majores, que é o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da PM. Um curso feito em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O Iesp também tem parceria com o Cetam e outros órgãos essenciais na formação destes profissionais”, explicou.
Estrutura
Para contribuir na formação dos alunos, o Iesp conta com 70 salas de aula, quatro salas de informática voltadas para a formação do profissional referente à tecnologia da informação e área desportiva para aulas práticas, além de manter estreitas relações com órgãos que possam ser responsáveis pela graduação e pós-graduação desses servidores, oferecendo assim o que há de melhor no ensino de Segurança Pública.
Formação de servidores
Do ano de 2019 até outubro de 2022, 22.320 servidores da PMAM, PC-AM e do CBMAM receberam aulas ministradas pelo Iesp. No mesmo período, foram ofertados 250 cursos de capacitação.
Atualmente, o instituto está coordenando o Curso de Formação da Polícia Civil, com aprovados para os cargos de delegado, investigador, escrivão e perito.
Foto: Divulgação
bairros de manaus aguas de manaus manutenção manaus manaus amazonas atelie 23 festival de teatro da amazonia gastronomia di ferrero zona food show manaus amazonas amazonas manaus ubs importunação sexual ofensa ao pudor fundação amazonia sustentavel amazonas ecobags manaus fas manaus aplicativo defesa civil do amazonas amazonas defesa civil alerta empresários NRF 2026 amazonas manaus musica amazonas joão gustavo kienen ufam manaus amazonas orquestra barroca manaus série música teatros manaus teatros de manaus amazonas teatro amazonas