As escolas da rede municipal e estadual de Manaus definiram horários especiais para os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar, que começou no domingo (20). O Brasil estreia no Mundial nesta quinta-feira (24) contra a Sérvia, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail. A informação é da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A medida, no entanto, vale apenas para a primeira fase do mundial.
A Prefeitura de Manaus definiu, por meio de um decreto publicado no dia 17 de outubro, que durante cada jogo da Seleção todos os departamentos municipais serão dispensados com duas horas antes do início de cada partida. A decisão inclui os alunos e os funionários das unidades de ensino.
Após a estreia no dia 24 de novembro, a Seleção ainda vai disputar com a Suíça no dia 28. Já no dia 2 de dezembro, o Brasil encara a Seleção de Camarões e fecha a participação na primeira fase do mundial.
Escolas Estaduais
As aulas da rede estadual de ensino serão suspensas nos períodos da tarde e noite em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar. A informação é da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc).
Nos dias 24 de novembro (Brasil x Sérvia), 28 de novembro (Brasil x Suíça) e 2 de dezembro (Brasil x Camarões), as escolas não funcionarão pela parte da tarde nem pela noite. Já no turno da manhã, os administrativos trabalharão até as 12h.
Ainda conforme a Seduc, as aulas perdidas serão repostas, mas ainda não há uma definição das datas e de como será feita a reposição.
Escolas particulares
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) definiu um esquema mais especifico para as escolas particulares. Em dias de jogos do Brasil às 15h (horário local), os alunos do turno da manhã terão aula normal, enquanto que as turmas da tarde e da noite não terão aula.
Já nos dias em que a Seleção jogar às 12h (horário local), os alunos do turno da manhã terão aula com horário reduzido, enquanto a turma da tarde não terá aula. As aulas no turno da noite serão mantidas normalmente.
Foto: Eduardo Cavalcante – Seduc/AM
Fonte: Redação
turismo aquecimento manaus amazonas viagem competição portugal esporte luta jiu-jitsu PCE manaus ciencia e tenologia fapeam games manaus Rinomodelação avançada cirurgia nariz amazonas amazonas carnaval manaus ingresso block cave carnaval 2026 amazonas defeso floresta fiscalização ipaam brasil regras manaus salário minimo amazonas reajuste brasil mudanças amazonas aposentadoria inss manaus ritmo Manaus carnaval dennys salvador música amazonas amazonas projeto movimento por cristo manaus