Após a identificação de um foco de monilíase do cacaueiro no município de Tabatinga, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou todo o Estado do Amazonas área de quarentena para a praga Moniliophthora roreri. A medida, publicada na portaria SDA nº 703, de 21 de novembro, proíbe o trânsito de materiais vegetais das espécies hospedeiras para as demais unidades da federação até que seja declarada a erradicação dos focos confirmados da praga.
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) vai realizar o mapeamento da área onde a monilíase foi detectada, para desenhar o perímetro atingido pela praga e as medidas de contenção a serem adotadas na região.
Além do Amazonas, a portaria do Mapa declara sob quarentena os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, no Acre.
A monilíase é uma doença devastadora que afeta vegetais dos gêneros Theobroma e Herrania, como o cacau e o cupuaçu, causando perdas e elevação de custos da produção.
“Desde que teve conhecimento da suspeita do foco, depois confirmada por meio de análise laboratorial, a Adaf vem atuando de forma conjunta com a Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas, por meio de uma força-tarefa montada para controlar o trânsito de cacau e cupuaçu e delimitar a área da praga”, destaca o diretor-presidente da agência, Alexandre Araújo.
O gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos, ressalta que a força-tarefa vai realizar ações de educação sanitária com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do tema. Foto: Divulgação
teatro manaus sapo tarô bequê amazonas teatro Coletivo Tarântula espetaculo amazonas manaus amazonas aplicativo curso manaus oportunidade solar br coletivo amazonas games manaus jogos Amazonas Geek Experience arte Curumiz amazonas manaus manaus exposição fotos sem medo de viver amazonas Bolsonaro Politica STF Brasil julgamento amazonas feira rio preto da eva investimento manaus curso oportunidade cetam amazonas passo a paço cuidado objetos sou manaus