Com o intuito de promover debates acerca da sanidade mental dos internos dos Centros Socioeducativos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, na manhã desta terça-feira (22/11), a 1ª Oficina de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo do Amazonas. O Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, localizado na rua Vivaldo Lima, bairro Alvorada, zona centro-oeste, foi escolhido para sediar o evento.
Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) e pelo Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), a iniciativa contou com a presença de gestores do sistema socioeducativo, além de autoridades da saúde pública da capital.
De acordo com o secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, é essencial promover debates e discussões sobre a saúde mental dos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa, dentro dos princípios elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Giovanni Miranda, disse que a pandemia da Covid-19 impactou a saúde mental da população, atingindo as pessoas com doenças como a depressão, por exemplo. Segundo ele, é necessário cuidar do corpo, mas não se pode esquecer de trabalhar a mente.
“A maioria dos nossos socioeducandos é de homens, e vivemos em um mundo com machismo estrutural em que se fala que o homem não pode procurar ajuda. Mas todos nós precisamos buscar ajuda, ainda mais neste mês onde falamos de cuidados do homem, do Novembro Azul", disse.
Saúde pública
Convidada para ministrar a oficina “A saúde mental do adolescente em situação de privação de liberdade, no contexto da Covid-19”, a gerente de saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Patrícia Marques, afirmou que o evento serve para os jovens refletirem o futuro deles durante o cumprimento da medida.
“É direito do adolescente receber assistência médica, e a Semsa vem contribuindo com consultas médicas, odontológicas, realização de teste rápido para todos os adolescentes que ingressam nos centros socioeducativos. Estamos reforçando essa parceria com a Sejusc ao longo dos anos”, assinalou.
FOTOS: Vitor Lima/Sejusc
estratégia treinamento icaro gaspar evento proposta manaus manaus oportunidade amazonas concurso colégio militar prova idaam amazonas estudante academia de belas artes manaus rio grande do sul festival literario de manaus luso sporting clube flim manaus amazonas cultura manaus amazonas festival amazonas de opera opera nas escolas amazonas amazônia golf resort manaus leilão edital idaam enem estudo educação alunos manaus halloween caça aos doces manaus amazonas dia das bruxas show manaus flashback dj raidi rebello millenium shopping amazonas História programação manaus amazonas Voo Livre