Um dos mascotes mais queridos do povo brasileiro, o Canarinho Pistola, como ficou conhecido, não vai poder estar no campo vendo de perto os jogos da Seleção Brasileira. A Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) não permitiu que o mascote estivesse próximo dos atletas.
De acordo com o Lance, a ideia da Fifa é respeitar o espaço de atletas e comissões técnicas e arbitragem, impedindo assim o excesso de pessoas no gramado. Na Confederação Sul-Americana de Futebo (Conmebol), por exemplo, é comum ver muita gente no gramado, o que costuma gerar reclamações.
A proibição não é novidade. Na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, o Canarinho Pistola também não pôde ficar dentro do campo. O mascote russo Zabivaka ficou com todos os holofotes por determinação da Fifa e da Rússia.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já informou que o Canarinho foi inspirado nos mascotes que fazem sucesso em ligas como a National Basketball Association (NBA). O mascote foi lançado em 2016 e caiu nas graças dos torcedores chegando até a virar meme.
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
manaus literatura livro ditadura amazonas manaus praça de alimentação shopping amazonas amazonas Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 manaus circuito galinha pintadinha manaus cinema amazonas exibição teatro gebes medeiros Quilombo de Serpa Dia das Mães Ancestrais homenagem Espetáculo oficina cartas caruanas amazonas manaus atlas da Amazônia manaus amazonas sociedade fundação internacional cardeais conclave policia militar investigação policial manaus amazonas bolivia acidente aereo sobreviventes queda de avião resgate