Vaso sanitário, baldes, pneus, garrafas de plástico, de vidro, latinhas e muitos sacos de arroz, feijão e de outros alimentos e produtos. Foi mais de 1 tonelada de lixo retirado da orla do rio Negro, no entorno da base de operações da Distribuidora Atem, que promoveu a ação socioambiental Orla Limpa, neste sábado, pela manhã.
Colaboradores da Atem atuaram voluntariamente no Orla Limpa. O objetivo é a conscientização ambiental por meio da coleta de lixo da orla do rio Negro. Antes da ação, eles ouviram a palestra de conscientização ambiental ministrada pelo coordenador do programa Previna da Atem, Jander Araújo.
O projeto Orla Limpa começou ano passado por iniciativa dos próprios colaboradores da empresa. Com a vazante, eles conseguiram ver a quantidade de lixo que a população despeja no rio. “Quando soubemos que a Atem estava apoiando projetos de preservação ambiental, vimos que era possível contribuir para reduzir a quantidade de lixo que é jogada no rio Negro”, conta a química Francijane Macedo, que está desde o início no projeto. “Nós fazemos questão de nos doar até fisicamente dando o nosso máximo na coleta do lixo porque é preciso mostrar para a população que ainda há muito a ser feito para melhorar esse cenário”.
Para Jander Araújo, a coleta de lixo não é o principal objetivo do projeto Orla Limpa. “O que queremos é ampliar a consciência crítica do time em relação à problemática ambiental. É fazer com que eles entendam que é preciso educar os nossos filhos, nossa família e todos em volta para que entendam que o lixo que se joga do carro vai direto para rios e mares. Queremos transformar a consciência ecológica em um valor”, ressalta Araújo.
O coordenador do projeto Orla Limpa, Evanilson Santos, disse que o próximo passo agora é fazer a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos para que a empresa terceirizada possa fazer a separação do lixo coletado para que tenha um destino correto.
Foto: Divulgação
aguas de manaus manutenção manaus bairros de manaus amazonas atelie 23 festival de teatro da amazonia manaus manaus gastronomia show amazonas di ferrero zona food amazonas ofensa ao pudor manaus ubs importunação sexual fundação amazonia sustentavel amazonas ecobags manaus fas defesa civil alerta aplicativo defesa civil do amazonas amazonas manaus NRF 2026 amazonas empresários manaus amazonas joão gustavo kienen musica ufam manaus orquestra barroca amazonas música série manaus teatros de manaus teatros teatro amazonas amazonas manaus