Propor iniciativas que promovam melhorias e adequações na área educacional em todo o estado do Amazonas é uma das prioridades do mandato do deputado estadual Roberto Cidade (UB). Entre as medidas defendidas pelo parlamentar está a instituição do Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”.
A iniciativa, fruto do Projeto de Lei (PL) nº 372, visa incentivar as escolas públicas e privadas do Amazonas a adotarem medidas para implantação de um sistema educacional inclusivo de pessoas com deficiência, em todos os níveis de ensino, com a adoção de currículos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as necessidades dos estudantes com deficiência.
“Precisamos preparar as escolas, os educadores, todo o corpo técnico e os alunos para receber as pessoas com deficiência. Esse deve ser um compromisso de todos. No mundo atual, com tudo o que já aprendemos sobre as potencialidades das pessoas com deficiência, é imprescindível que tenhamos um novo olhar sobre essa questão e que possamos indicar caminhos para termos espaços mais justos, mais inclusivos”, afirmou o deputado.
O PL que institui o Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva” prevê a formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola para a educação sob a perspectiva inclusiva, com a adequação arquitetônica dos prédios escolares e a utilização de recursos educacionais voltados à acessibilidade, tais como materiais didáticos e paradidáticos em Braile, áudio e Língua Brasileira de Sinais (Libras), laptops com sintetizador de voz e softwares para comunicação, entre outros.
“É necessário readequar a matriz curricular, com a inserção de disciplina que trate sobre a temática das pessoas com deficiência. Que os espaços educacionais tenham tradutores, intérpretes e outros profissionais de apoio, que auxiliem na comunicação, alimentação, higiene e locomoção dos estudantes com deficiência. É preciso que haja também programas de educação física adaptados para o atendimento de alunos com deficiência. Nossa proposta é criar mecanismos e incentivar que o sistema educacional como um todo seja inclusivo. Nossas crianças, jovens e adultos com deficiência precisam desse olhar diferenciado”, finalizou.
Foto: Divulgação
*Com informações da assessoria
Fonte: Da Redação*
proposta treinamento estratégia evento icaro gaspar manaus prova oportunidade amazonas idaam concurso manaus colégio militar estudante amazonas manaus academia de belas artes rio grande do sul amazonas flim manaus luso sporting clube festival literario de manaus opera nas escolas festival amazonas de opera amazonas cultura manaus leilão amazônia golf resort edital amazonas manaus manaus enem idaam estudo educação alunos caça aos doces halloween dia das bruxas manaus amazonas manaus amazonas dj raidi rebello show millenium shopping flashback História Voo Livre amazonas programação manaus