A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) – em parceria com a Prefeitura de Manaus (AM), promove a campanha de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. No dia 19 de novembro, das 9h30 às 17h, será disponibilizado um ponto de coleta para receber os equipamentos em fase final de vida útil localizado no Parque do Mindu. A ação tem a missão de incentivar e conscientizar a população local sobre a destinação ambientalmente correta dos produtos.
Para participar da coleta é orientado separar todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que serão descartados. Os produtos vão desde fones de ouvido a geladeiras que não funcionam mais. A equipe da ABREE estará no local para receber os resíduos e tirar dúvidas em relação a importância da destinação ambientalmente correta dos materiais. Além disso, a Prefeitura de Manaus entregará uma muda para cada consumidor que levar equipamentos durante a campanha, mais um incentivo de cuidados positivos com o meio ambiente.
“A parceria firmada com a Prefeitura de Manaus já vem sendo desenvolvida há um tempo e tem apresentado grandes conquistas para o meio ambiente e a população local. Essa campanha é fundamental para a conscientização da população, para que assim seja criada uma cultura de descarte ambientalmente correto e colabore com os avanços da logística reversa na medida que os subprodutos dos equipamentos eletroeletrônicos serão reinseridos em novos ciclos”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Antonio Ademir Stroski, confirma que Manaus está inserida no debate nacional quando o assunto é a logística reversa.
“O evento do dia 19 está inserido no conjunto das ações da Prefeitura de Manaus com compromisso da gestão integrada dos resíduos sólidos, com ênfase no pleno funcionamento da logística reversa, deste e dos demais setores, além da efetiva participação da nossa população. Vale lembrar que Manaus foi a primeira capital da Amazônia a contar com uma central exclusiva para o processo da logística reversa na região”, disse Stroski.
No Estado do Amazonas, a ABREE conta também com 39 pontos de recebimento espalhados pela região, sendo 31 deles localizados na capital amazonense. O que permite que a população manauara possa realizar o descarte de forma adequada em qualquer período do ano. Além disso, usufruem dos benefícios para o meio ambiente e a saúde humana, com a redução da poluição nas vias, mares e rios.
A ABREE, como entidade gestora, colabora no atendimento legal da destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20. Com a presença já em mais de 1,3 mil municípios e mais de 4,7 mil pontos de recebimentos distribuídos pelo país.
No site da associação é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximo, basta acessar o site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento e informar seu CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.
SERVIÇO
CAMPANHA DE ARRECADAÇÂO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS EM MANAUS (AM)
Data: 19 de novembro
Horário: das 9h30 às 17h
Local: Parque do Mindu (Rua Domingos José Martins, S/N - Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus)
Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:
Celulares
Fone de ouvidos
Geladeiras
Baterias
Televisores
Secadores
Batedeiras
Fogões
Micro-ondas
Entre outros
Foto: Reprodução
manaus bairros de manaus aguas de manaus manutenção atelie 23 festival de teatro da amazonia manaus amazonas amazonas show di ferrero manaus zona food gastronomia importunação sexual manaus ofensa ao pudor amazonas ubs manaus ecobags fundação amazonia sustentavel fas amazonas defesa civil do amazonas defesa civil alerta manaus aplicativo amazonas NRF 2026 amazonas empresários manaus ufam manaus joão gustavo kienen musica amazonas orquestra barroca amazonas série música manaus amazonas teatros teatro amazonas teatros de manaus manaus