A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, neste domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.
Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.
A recomendação acontece principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
Bem como quem teve contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento.
São aconselhados ainda o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.
Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
Fonte: Com informações da CNN
COP30 oficinas ativismo climático Jovens da Amazônia educomunicação euler ribeiro roda de conversa idosos conversa manaus saúde workspace amazonas primeiros socorros emocionais programação show sou manaus passo a paço atrações programação ingresso amazonas livro premiação aves manaus escola técnica de Silves educação desenvolvimento regional formação compromisso primeira turma Eneva mostra águas de manaus manaus sebastião amazonas teatro amazonas manaus Museu do Seringal programação cultura turismo festival do beiradão música amazonas manaus cultura amazonas show Raphael Ghanem manaus youtuber