O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 foi comemorado por parlamentares indígenas. Neste ano, os estudantes escreveram sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Nas redes sociais, a deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG) comentou que a escolha do tema permite a valorização da história do Brasil e é motivo de comemoração. “É tempo de olhar para a nossa ancestralidade, para a nossa cultura e para nossos povos originários. Que isso entre nas escolas e no imaginário de todos os brasileiros e brasileiras”, escreveu.
Outra personalidade que comentou o tema da prova foi a deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP). “Desde a invasão em 1500 nossos direitos tem sido violados”, criticou.
As deputadas estão no Egito para participar da COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Elas vão falar sobre o papel da mulher indígena na defesa do meio ambiente. Elas também têm os nomes cotados para assumir o Ministério dos Povos Originários, nova pasta prometida pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha.
A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), que não conseguiu a reeleição, também se manifestou nas redes sociais. “É uma iniciativa justa tanto para a valorização quanto para existência da história e vivência dos povos originários do Brasil.”
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 2,4 milhões compareceram ao primeiro dia do Enem. Quem anunciou o tema da redação foi o ministro da Educação, Victor Godoy, nas redes sociais.
A prova deste domingo foi composta por 45 questões de linguagens (língua portuguesa, inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo dia do Enem, marcada para o dia 20, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Foto: Célia Xakriabá/INstagram
Fonte: Com informações do R7
exercicio amazonas manaus atividade fisica manacapuru amazonas Cirandódromo turismo Segredos da Fênix amazonas editora Valer manaus livro amazonas Ayédùn Artes Integradas arte cultura manaus manaus amazonas Clarice Pazuello Benzecry cerimônia da Medalha Grandes Amazônidas evento amazonas furto roubo celulares recuperados celulares manaus ufam livro educação professora manaus amazonas Teatro ICBEU música Brasil Profundo dia do gamer manaus amazonas game sou manaus immu amazonas manaus carteirinha