Um tema polêmico, porém, necessário. Diferente do que acontece com a castração das fêmeas, que, o quanto antes passarem pelo procedimento, menor as chances de desenvolverem o câncer de mama, já em machos, o câncer de próstata se manifesta na maioria das vezes em cães castrados.
Ainda há uma confusão e desencontro de informações quando o assunto é a próstata do animal. Existem dois problemas semelhantes, porém com consequências e tratamentos completamente diferentes – A hiperplasia prostática e o câncer de próstata. A hiperplasia, um tipo de tumor benigno, pode ser evitada com a castração, já o câncer de próstata (tumor maligno), se desenvolve em animais e seu tratamento exige cirurgia e quimioterapia.
Ambos apresentam os mesmos sintomas:
Embora os sinais sejam exatamente iguais, os protocolos de atendimento e tratamentos são totalmente diferentes, assim como as consequências. Só é possível detectar se a próstata está aumentada e se é um tumor benigno (Hiperplasia prostática) ou maligno (Câncer de próstata), por meio de alguns exames que, na grande maioria são indolores e não invasivos.
Por se tratar de um câncer extremamente agressivo que, em grande parte só se manifesta em animais acima dos dez anos e possui um potencial de crescimento muito rápido, a prevenção é de extrema importância. O indicado é o animal faça acompanhamento a partir dos 09 anos.
Caso o cão apresente qualquer um dos sintomas é recomendado ir imediatamente ao médico veterinário, quanto mais precocemente diagnosticado, mais chances de sucesso no tratamento.
Foto: Divulgação
humaita amazonas manaus resgate criança perdida Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal Fernando Collor brasil colgate saúde creme dental brasil pasta de dente anvisa O Profissional do Momento livro amazonas Tasselo Brelaz manaus cultura galeria cidade aberta manaus amazonas projeto parintins manaus diecast amazonas exibição de carro carro manaus manaus amazonas amazonas filarmonica dia do jazz música recuperafone amazonas coletivo mais seguro manaus cin amazonas identidade registro manaus documentos manaus Ponte Rio Negro investigação mpam