A quarta edição do Dia Mundial do Hip Hop acontece neste sábado (12/11), do meio-dia às 21h, no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), zona leste de Manaus. A programação terá a presença de rappers, MCs, DJs e apresentações de break dance, com destaque para a ancestralidade e a importância da vertente musical do movimento cultural do Hip Hop. A entrada é gratuita.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento é resultado de uma parceria com o grupo Nativos Crew. Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, a iniciativa oportuniza grupos minoritários a mostrarem seus talentos.
“Temos a grande responsabilidade de fomentar a economia por meio da arte e oportunizar grupos de expressões culturais de rua. Isso faz uma grande diferença na vida de muitos jovens, além de quebrar estereótipos negativos, muitas vezes associados a eles”, afirma Apolo.
O produtor do grupo Nativos Crew, Maykon Andrade, conhecido como Bboy MayKing, ressalta que a cultura Hip Hop é uma proposta de inclusão e diversidade.
“O movimento nasceu marginalizado, e até hoje ainda há um pouco disso, mas a cultura de rua tem servido para incluir as pessoas. Acredito que o maior trunfo e a mensagem do Hip Hop são a inclusão e o respeito ao próximo”, explica o produtor. Esta edição traz ainda o contexto histórico do Hip Hop e seus quatro elementos: DJs, MCs, break dance e grafite.
Programação
O CDCC, na rua Ouro Preto, 513, bairro Coroado 3, zona leste de Manaus, irá receber a quarta edição do movimento cultural e contará com oficina de Hip Hop ministrada pelo coreógrafo Fernando Castelo Branco.
O público também terá acesso a uma diversificada programação que contará com rodas de conversa com produtores culturais e artistas, um pocket show com o grupo Artigo 5 e as aguardadas batalhas de Break Dance, individual e infantil. As disputas serão avaliadas pelos artistas Bboy Ariel, Bgir Josy, e Bboy Luminoso.
Além disso, esta edição terá batalha de dança All Style, com dez artistas representando todas as zonas de Manaus e performance de beatbox com Logan e MCs. As áreas externas estarão disponíveis aos grafiteiros, que terão a oportunidade de expressar a arte, ao som dos DJs W Killa e Carapanã.
Para participar da oficina de Hip Hop, os interessados devem acessar o endereço linkr.bio/nativoscproducoes. Já para as batalhas de dança, beatbox e outras, as inscrições serão feitas presencialmente, no dia do evento, com vagas limitadas. A produção do evento recomenda trajes confortáveis aos participantes das atividades.
Outras informações podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal Cultura (portal.cultura.am.gov.br).
FOTOS: Tácio Melo/Secom e Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
manutenção aguas de manaus manaus bairros de manaus atelie 23 festival de teatro da amazonia manaus amazonas gastronomia show zona food di ferrero amazonas manaus ubs importunação sexual manaus amazonas ofensa ao pudor ecobags amazonas manaus fas fundação amazonia sustentavel aplicativo amazonas defesa civil alerta defesa civil do amazonas manaus amazonas manaus empresários NRF 2026 manaus amazonas ufam joão gustavo kienen musica série amazonas orquestra barroca música manaus manaus teatros de manaus amazonas teatro amazonas teatros