Um dos maiores nomes da cultura amazonense, o artista plástico, poeta e compositor Rui Machado, recebeu na tarde desta quarta-feira (9) o Mérito Cultural da Universidade Nilton Lins, pelo conjunto de seu trabalho e carreira, que em 2022 completa 40 anos de atividades.
Nascido em Manaus, Machado é reconhecido nacional e internacionalmente por suas obras que estão em galerias, museus e em exposições em diversas partes do mundo nas quais retrata de forma singular e fantástica os temas amazônicos, principalmente a região do Alto Rio Negro, uma de suas principais fontes de inspiração.
“Ser reconhecido é maravilhoso e ainda mais pela universidade e pela família Lins, que são pessoas que admiro muito. Sempre digo que quero as homenagens enquanto estou vivo, porque depois que a gente morre não vai ver”, disse o artista que atualmente está trabalhando em uma nova exposição na qual pretende unir música e pintura.
Em seu pronunciamento ao entregar o diploma do Mérito Cultural, a reitora da instituição, Gisélle Lins Maranhão, destacou o legado do artista para a cultura do estado e a importância para a Universidade, como centro de ensino, e de produção de conhecimento e cultura, promover a homenagem.
“A Nilton Lins cumpre seu papel de reconhecer na área da cultura e das artes o trabalho de Rui Machado que cria e retrata a Amazônia de forma poética e com sentimentos que traduzem toda a nossa diversidade. Este é o primeiro Mérito Cultural que promovemos e é uma homenagem justa porque escolhemos a pessoa certa”, destacou Gisélle Lins.
Foto: Divulgação
homenagem Quilombo de Serpa Ancestrais Dia das Mães Espetáculo cartas caruanas oficina manaus amazonas amazonas atlas da Amazônia fundação manaus sociedade conclave cardeais internacional investigação amazonas policial manaus policia militar queda de avião sobreviventes acidente aereo resgate bolivia emprego mais médicos projeto oportunidade inscrição brasil educação programa do MEC Cursinho popular acidente amazonas atropelamento manaus tragédia show manaus cultura henry freitas terapya amazonas