De janeiro a outubro de 2022, mais de 20 dependentes químicos que buscavam tratamento receberam o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV). Por meio do Programa de Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (DPV/Previne), 22 pacientes tiveram a internação em centro de reabilitação viabilizada pelo órgão, que realiza este tipo de ação em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
De acordo com o coordenador de ações do DPV, João Ricardo, a família pode procurar o primeiro atendimento, mas é importante que o próprio paciente queira iniciar o tratamento.
“Somos procurados por familiares que têm parentes envolvidos com o mundo das drogas. A gente faz esse acolhimento e o encaminha ao Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz”, explicou.
Após o primeiro contato com a família e o possível paciente, iniciam as tramitações para o processo de internação, procedimento que é viabilizado pelo DPV. Os profissionais do Departamento também ficam incumbidos de viabilizar a documentação destes pacientes, quando necessário.
“O secretário de Segurança, general Mansur, tem esse lado preocupado para a emissão de documentos dos nossos acompanhados. Somente esse ano nós fizemos 22 internações com êxito em sua maioria. Diria que 90% deles concluem o tratamento. Após esse tratamento, a gente ainda continua fazendo o acompanhamento do paciente”, enfatizou João.
Internação
Após todo o trâmite que antecede a internação, o paciente é encaminhado ao CRDQ Ismael Abdel Aziz, unidade da SES-AM localizada na rodovia AM-010.
Os familiares interessados em receber o atendimento ou obter mais informações sobre os procedimentos podem entrar em contato com o DPV/Previne pelos números 3652-2048, 3652-2000 ou 3652-2047.
Outra opção é ir até a sede da SSP-AM, localizada no shopping Manaus Via Norte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. O horário de atendimento é das 8h às 11h, pela parte da manhã, e das 13h às 16h, pela parte da tarde, de segunda a sexta-feira.
FOTO: Tarcísio Heden/SSP-AM
manaus aguas de manaus bairros de manaus manutenção amazonas manaus atelie 23 festival de teatro da amazonia amazonas show di ferrero manaus zona food gastronomia manaus amazonas importunação sexual ubs ofensa ao pudor fundação amazonia sustentavel amazonas ecobags fas manaus aplicativo defesa civil alerta defesa civil do amazonas manaus amazonas empresários NRF 2026 manaus amazonas ufam manaus joão gustavo kienen amazonas musica série amazonas manaus orquestra barroca música amazonas teatros teatro amazonas teatros de manaus manaus