O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), recebeu nesta terça-feira (1º), a visita da diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Iêda Caminha, para fortalecer parceria de apoio ao desenvolvimento de projetos com foco em bioeconomia e articulação para certificação de produtos orgânicos, entre outros que fortaleçam o Polo Industrial de Manaus (PIM) e incrementem novos vetores econômicos para o estado.
Segundo o secretário executivo da Sedecti, Valdenor Cardoso, a visita de Iêda Caminha é fruto da viagem que o executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Luiz Herval, fez à sede do INT, no Rio de Janeiro, para conhecer o trabalho realizado por uma das unidades de pesquisa mais importantes do País.
“As ações que o instituto acumula e desenvolve, há anos, são espetaculares. Como, por exemplo, a certificação orgânica, o empreendedorismo na bioeconomia. Daí a necessidade de buscarmos essa parceria virtuosa, de sorte a chegarmos junto para aprender, nos credenciarmos, interagirmos”, reconhece Cardoso.
De acordo com o executivo é possível vislumbrar, inclusive, o aporte de recursos com o próprio INT ou com outros órgãos, que ele capta, para apoiar o Estado do Amazonas na execução da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tão necessária na capital e no interior.
“Por isso a iniciativa do nosso titular, Angelus Figueira, para que Herval fosse até o instituto. A perspectiva é no sentido de implementar no interior projetos voltados à bioeconomia, por exemplo. E a diversificação da economia passa necessariamente pelas ações que o instituto acumula”, completou.
Durante a reunião, a diretora Iêda Caminha, que tem uma forte ligação com o Amazonas, pois nasceu no Rio de Janeiro, mas morou muitos anos em Manaus, onde estudou na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas (atual Ifam), e se formou em Química Industrial, colocou à disposição do Governo do Amazonas toda a infraestrutura do INT para quaisquer serviços tecnológicos ou projetos nas áreas de competência da instituição.
“Temos 21 laboratórios e um Centro de Caracterização em Nanotecnologia, disponíveis para apoiar as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), dentro das nossas áreas que são tecnologia química, tecnologia de materiais e engenharia de produtos e processos”, detalhou.
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à prestação de serviços tecnológicos, em temas estratégicos para o Brasil.
Foto: Divulgação
resgate amazonas criança perdida humaita manaus Alexandre de Moraes brasil Fernando Collor Supremo Tribunal Federal creme dental colgate pasta de dente anvisa saúde brasil Tasselo Brelaz cultura O Profissional do Momento manaus livro amazonas amazonas parintins projeto manaus galeria cidade aberta exibição de carro manaus diecast manaus carro amazonas amazonas filarmonica música dia do jazz manaus amazonas coletivo mais seguro manaus recuperafone amazonas amazonas documentos identidade cin registro manaus manaus mpam investigação Ponte Rio Negro