O Dia do Saci, um ser negro e pequeno que habita as florestas e é conhecido por suas travessuras, é comemorado anualmente em 31 de outubro, no mesmo dia em que se comemora o Halloween.
É muito comum no Dia do Saci se contar as lendas nacionais, fazer peças teatrais com o personagem, recriar a lenda do Saci-Pererê para as crianças, influenciando-as a valorizar o folclore. Esse é o objetivo: resgatar e valorizar o folclore brasileiro, promovendo a cultura e tradições brasileiras.
O hábito do saci de fumar cachimbo vem da influência das culturas indígena e africana. Outro elemento da cultura africana é o fato de o saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira.
A imagem do saci apresenta um ser mítico e travesso que realiza brincadeiras, daí as menções a uma criatura “endiabrada”. Por ser agitado, sempre está realizando travessuras por onde passa.
Dentro da lenda do pequeno ser mítico não existe apenas um; podem existir vários sacis praticando cada qual sua travessura, todos ao mesmo tempo. Na origem da lenda ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos o consideram um personagem derivado da lenda do Curupira.
Foto: Divulgação
icaro gaspar estratégia treinamento manaus evento proposta oportunidade colégio militar prova manaus idaam amazonas concurso academia de belas artes rio grande do sul manaus estudante amazonas luso sporting clube amazonas festival literario de manaus manaus flim cultura opera nas escolas manaus amazonas festival amazonas de opera amazônia golf resort amazonas edital manaus leilão estudo enem alunos educação manaus idaam halloween manaus caça aos doces dia das bruxas amazonas show amazonas millenium shopping dj raidi rebello manaus flashback amazonas História Voo Livre manaus programação