Mesmo não sendo uma novidade de que o músico possuía um grave problema na visão, o assunto despertou interesse e os internautas começaram a buscar nas redes o que era esse nistagmo.
O oftalmologista e oftalmogeriatra amazonense Swammy Mitozo, explica que o nistagmo é uma condição oftalmológica, que segundo a Academia Americana de Oftalmologia, causa movimento rítmico, rápido, repetido e involuntário nos olhos. "Essa instabilidade pode embaralhar não só a visão, mas também atrapalhar o equilíbrio, a coordenação motora e a percepção de profundidade", explicou o Swammy.
Para o especialista, o nistagmo não constitui uma doença em si mesmo. Ele pode ser reflexo de outras doenças que podem causar baixa visão e cegueira.
Causas do nistagmo
Segundo o oftalmologista, as causas e sua gravidade da condição estão associadas ao surgimento da doença, que é classificada como congênita ou adquirida.
Ainda segundo Swammy, nos casos congênitos, se destacam a catarata congênita, hipoplasia do nervo óptico, albinismo e erro refrativo grave. Essas condições causam deficiência visual moderada a grave em ambos os olhos desde o nascimento.
Nos casos adquiridos, de acordo com o médico, podem ter muitas razões: desde miopia e astigmatismo elevados a anormalidades cerebrais, efeitos colaterais de medicamentos, câncer, distúrbios genéticos e metabólicos, entre outros.
Pessoas com nistagmo geralmente sentem:
Sensibilidade à luz;
Tonturas;
Redução da acuidade visual;
Dificuldade para enxergar em ambientes escuros;
Dificuldade para percepção de profundidade e coordenação motora.
"O nistagmo tem cura, dependendo do tipo da condição e do que a causou", disse o oftalmologista.
Conforme Swammy, o tratamento está associado à causa que o provoca. "Ainda não se conhece uma forma de tratamento capaz de corrigir ou curar o nistagmo congênito infantil. Entretanto existem recursos que tornam viável aliviar o incômodo.", ressaltou o especialista.
Médico oftalmologista. Tem formação em Oftalmogeriatria, com especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso.
Atua como diretor geral na Policlínica Codajás, é coordenador do ambulatório de oftalmologia na FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade ) e cursa mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical (UEA/FMT – HVD).
Foto: Divulgação
humaita resgate manaus amazonas criança perdida brasil Supremo Tribunal Federal Fernando Collor Alexandre de Moraes saúde pasta de dente brasil colgate creme dental anvisa amazonas manaus Tasselo Brelaz cultura livro O Profissional do Momento parintins manaus amazonas projeto galeria cidade aberta manaus amazonas exibição de carro carro manaus diecast amazonas filarmonica música dia do jazz amazonas manaus amazonas coletivo mais seguro manaus recuperafone identidade amazonas documentos manaus cin registro mpam investigação manaus Ponte Rio Negro