O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (25) a oitava morte por varíola dos macacos no país. O caso foi notificado em Minas Gerais e trata-se de um homem, 33 anos, residente em Divinópolis, com comorbidade. Ele estava internado em Belo Horizonte e morreu no sábado (22).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), há a suspeita de um quarto óbito por varíola dos macacos, ainda em investigação.
Monkeypox
A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, foi incluída em setembro na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil. Ou seja, todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da monkeypox feitos por laboratórios das redes pública, privada, universitárias e quaisquer outros, sejam positivos, negativos ou inconclusivos, precisam ser notificados ao Ministério da Saúde de forma imediata em até 24 horas.
De acordo com Ministério da Saúde, testes podem ser feitos em 31 laboratórios de referência, sendo os 27 Laboratório Central de Saúde Pública (Lacens) dos estados, além dos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz no Rio de Janeiro, da Fiocruz no Amazonas e do Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém (PA).
Até o momento, o país registra 9.026 casos confirmados da doença.
Foto: Divulgação
icaro gaspar proposta estratégia evento manaus treinamento prova concurso colégio militar idaam amazonas manaus oportunidade rio grande do sul academia de belas artes estudante amazonas manaus flim manaus festival literario de manaus luso sporting clube amazonas amazonas opera nas escolas cultura manaus festival amazonas de opera manaus leilão edital amazonas amazônia golf resort alunos enem estudo educação manaus idaam halloween manaus amazonas dia das bruxas caça aos doces show millenium shopping flashback manaus dj raidi rebello amazonas amazonas manaus História programação Voo Livre