Inicia nesta sexta-feira (21) e segue até o dia 28 de outubro a 3ª Semana Lixo Zero, que nesta edição vai reforçar a importância da participação ativa da comunidade, para tornar Manaus uma cidade sustentável. A programação inclui lives sobre temas relacionados ao conceito Lixo Zero, mutirão de limpeza no Tarumã e gincana infantil, além de evento na Assembleia Legislativa no Amazonas (Aleam).
A Semana é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), por meio dos seus embaixadores em Manaus. Segundo o biólogo Daniel Santos, embaixador do ILZB em Manaus e diretor da Damata Consultoria, nesta terceira edição, o objetivo do evento é chamar a atenção da população para a importância de uma participação ativa em prol da mudança, da forma como se relacionam com os resíduos que geram. “Vamos apresentar, durante as lives, iniciativas simples, mas que fazem grande diferença no que diz respeito à destinação correta dos resíduos”, disse.
Nesta sexta-feira (21), às 19h, no instagram @manaus_lixo_zero, acontece a live de abertura da programação, com a presença dos embaixadores do ILZB em Manaus. No sábado (22), das 8h30 às 12h, haverá mutirão de limpeza na comunidade Abelha, no Tarumã Mirim. Na segunda-feira (24), a programação acontece na Comunidade Perpétuo Socorro, no bairro Cidade Nova. O coletivo Lixo Zero em Manaus, em parceria com Cooperativa Lixo&Cidadania, irá realizar, das 8h às 12h, uma gincana infantil. O objetivo é através de brincadeiras lúdicas ensinar as crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Na quarta-feira (26), os embaixadores participam, às 10h, da programação da Semana Lixo Zero, promovida pela Aleam. Às 19h, no instagram do Lixo Zero terá a palestra “Menstruação Lixo Zero”, com a convidada Danyelle Viana, da empresa Filhas da Terra Cosmética Natural. Ela vai apresentar alternativas já existentes no mercado para os absorventes tradicionais e que geram grande impacto no meio ambiente.
As lives continuam na quinta-feira (27), às 19h, com o tema “Empresa Rumo ao Lixo Zero”. O convidado é Cleyson Albuquerque, da Central de Placas da Amazônia. A programação encerra na sexta-feira (28), com live, às 19h, sobre “Produtos Sustentáveis”, com Flávia Ribeiro, da empresa Gaia Eco.
aplicativo manaus defesa civil do amazonas defesa civil alerta amazonas manaus NRF 2026 empresários amazonas amazonas orquestra barroca série manaus música amazonas manaus teatro amazonas teatros de manaus teatros sesi amazonas cultura manaus programação Zona Food – Edição Hambúrguer amazonas zona food gastronomia manaus food pescado valor peixes amazonas feira manaus manaus oportunidade amazonas edital Casa de Artes Plano Perfeito investigação site cadastro nacional de pessoas desaparecidas polica cultura manaus musica Ultravioleta amazonas Kalyope apresentação