A unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), conhecida como ‘Vampirão’, estará na Faculdade Santa Teresa, na próxima quinta-feira (27), das 9h às 12h, recebendo doação de sangue.
O ônibus do Hemoam estará no estacionamento da faculdade, localizada na rua Acre, 200, bairro Nossa Senhora das Graças. A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, que inclui também palestras sobre temas como alcoolismo e autoestima, além de bate papo com mulheres mastectomizadas.
A diretora da faculdade, Amanda Estald, ressalta que a ação em parceria com o Hemoam é uma maneira de ajudar a reforçar o estoque do hemocentro, que sempre está precisando de novas doações.
A coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo acrescenta que esta ação vai ao encontro da visão institucional de formar profissionais com princípios humanísticos, na medida em que envolve toda a comunidade acadêmica como potencial doador.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade podem doar com autorização do responsável ou representante legal). Para a primeira doação, a idade limite é 60 anos.
Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter repousado ao menos seis horas na noite anterior, além de estar bem alimentado. Quem pretende doar não deve ingerir bebida alcoólica no dia anterior e é preciso evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação. No momento da triagem, é necessário apresentar documento original com foto.
amazonas oportunidade Casa de Artes Plano Perfeito edital manaus investigação site cadastro nacional de pessoas desaparecidas polica Ultravioleta manaus apresentação musica Kalyope amazonas cultura saude doação de sangue amazonas manaus hemoam Casa das Artes amazonas manaus cultura exposição arte amazonas feijoada ingresos casa vhida manaus manaus olhar do norte o agente secreto cinema amazonas manaus competição queijo expoqueijo 2025 amazonas investigação direito universidade Centro Universitário Martha Falcão Wyden caso delmo investigação fab amazonas avião drogas