Nesta quinta-feira, (20), é lembrado o Dia Nacional da Osteoporose, a data vem alertar a população sobre a importância da conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Fraturas causadas pelo enfraquecimento dos ossos, causam sérios impactos na vida das pessoas. Dor, incapacidades, dependência e impossibilidade de realizar tarefas comuns da rotina.
A doença é caracterizada pela redução da massa muscular deixando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas na coluna, no braço, no quadril ou no fêmur (osso da coxa). A osteoporose atinge sobretudo, os homens acima de 70 anos e as mulheres com mais de 65 anos.
A médica geriatra, Isabela Cruz, explica que a osteoporose surge de forma silenciosa nas pessoas, muitas vezes assintomática, entretanto, na medida em que os ossos ficam enfraquecidos, com o tempo, algumas fraturas podem acontecer, causando sintomas como dor na coluna, postura curvada e diminuição da altura e problemas.
“Essa data nos lembra da importância de todos irem ao médico para avaliar a perda da massa óssea. É preciso identificar se a perda óssea é primária, se a perda está associada à menopausa e ao envelhecimento ou se existem outras doenças específicas ou o uso de medicamentos que possam estar causando este efeito no tecido ósseo”, recomendou Isabela.
Entre os fatores de risco revelados pela médica estão: o próprio envelhecimento, o uso de alguns tipos de medicamentos sem indicação médica, a alimentação inadequada, a ausência de vitamina D, o sedentarismo e o alcoolismo são situações que podem facilitar o surgimento da doença. Além disso, outras doenças podem aumentar o risco do desenvolvimento da osteoporose como talassemia, câncer e HIV.
O tratamento
Após o diagnóstico da doença feito por um especialista, o paciente pode ser receitado de acordo com o tipo de osteoporose. O tratamento varia com medicações, reposição hormonal, uso de suplementos e alimentação adequada ricos em vitamina D, cálcio e fósforo e também a prática regular de atividades físicas como caminhada, dança e hidroginástica.
Dados
Segundo o artigo publicado na revista britânica The Economist, estima-se que a população brasileira em 2050 seja de 30% com pessoas acima dos 60 anos. O Brasil neste cenário, será a 6º maior população idosa do mundo. Com isso, o número de portadores de doenças ósseas tende a aumentar.
proposta icaro gaspar treinamento estratégia evento manaus oportunidade idaam concurso colégio militar manaus prova amazonas academia de belas artes manaus rio grande do sul estudante amazonas manaus flim luso sporting clube festival literario de manaus amazonas festival amazonas de opera cultura manaus opera nas escolas amazonas leilão edital amazônia golf resort amazonas manaus estudo enem alunos manaus educação idaam halloween caça aos doces manaus dia das bruxas amazonas millenium shopping dj raidi rebello show manaus flashback amazonas amazonas Voo Livre programação História manaus