O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu hoje (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.
Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.
A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.
Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.
A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.
Foto: Divulgação
block cave carnaval carnaval 2026 amazonas ingresso manaus amazonas fiscalização floresta ipaam defeso brasil regras salário minimo amazonas reajuste manaus inss aposentadoria mudanças brasil amazonas manaus amazonas música ritmo dennys salvador Manaus carnaval amazonas movimento por cristo projeto manaus camila pudim amazonas marketing Encontro Manauara de Marketing Digital manaus ravi manaus nomes amazonas amazonas produção manaus ferveion produção ingressos amazonas vacina hpv manaus