Na próxima quinta-feira (20), estabelecimentos de Manaus ficarão proibidos de vender ou distribuir sacolas plásticas.
De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON -AM), a proibição ocorrerá devido a lei n° 2.799/21, sancionada pela prefeitura de Manaus em 2021, que teve seu prazo estendido para entrar em atividade este ano, devido a má repercussão que teve no ano passado.
A norma explica que a partir da próxima quinta-feira (20), os donos de lojas não poderão mais vender sacolas plásticas, poderão distribuir somente sacolas biodegradáveis ou as sacolas que voltam para o consumidor, conhecidas como sacolas retornáveis.
O diretor presidente do PROCON - AM, Jalil Fraxe, lembra que a distribuição de sacolas biodegradáveis também terá um prazo.
“A partir de outubro de 2023, nós teremos a proibição da distribuição ou venda de qualquer sacola plástica, inclusive a biodegradável. Só a retornável que poderá ser distribuída para este nicho de atividade econômica”, explica Jalil.
Caso o consumidor veja alguma loja desrespeitando a nova lei, o mesmo poderá fazer uma denúncia na sede do PROCON-AM, que fica localizada na Av. André Araújo, 1.500, Aleixo. Com atendimentos de segunda a sexta, das 08h às 14h.
Foto: Divulgação
adolescente saúde mental internet celulares brasil investigação amazonas operação manaus policia civil abertura de empresa empresa governo manaus amazonas cultura festival de parintins vendas empreendedorismo parintins negócios manaus certidão de nascimento amazonas corpo de bombeiros amazonas comunidade samu parto manaus copa do mundo feminina manaus manaus fora da copa arena da amazonia amazonas oportunidade manaus policia civil leilão mercado dia das mães compras amazonas manaus presentes amazonas carrossel da saudade manaus largo de são sebastião