Em decisão monocrática, o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para derrubar os efeitos da lei estadual que proíbe a instalação de novos mediadores de energia no Amazonas. O decreto atende o pedido da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) contra a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A Associação Brasileira defende que os deputados estaduais não possuem competência pra estabelecer normas sobre a relação contratual entre a Amazonas Energia e a União. A Abradee relata que a lei está resultando em prejuízo de R$ 41,6 milhões aos cofres públicos.
O ministro Barroso entendeu que a lei estadual realmente “invadiu competência constitucional da União para legislar sobre energia elétrica”. Ele também aponta que as concessionárias tem autorização para fazer a troca de medidores de energia elétrica, desde que os valores não sejam repassados ao consumidor.
“Diante de todo o exposto, entendo presentes os requisitos para a concessão de medida cautelar para suspender, até o julgamento definitivo da presente ação direta”, declarou o Ministro do STF.
Com a ordem, os efeitos da lei estadual estão suspensos e a Amazonas Energia pode voltar a instalar novos medidores de energia.
Foto: Divulgação
Fonte: Porto de Lenha
estratégia manaus icaro gaspar evento proposta treinamento manaus oportunidade idaam concurso prova colégio militar amazonas academia de belas artes amazonas manaus rio grande do sul estudante manaus amazonas luso sporting clube festival literario de manaus flim cultura manaus amazonas festival amazonas de opera opera nas escolas leilão amazonas edital amazônia golf resort manaus manaus enem educação alunos estudo idaam caça aos doces halloween dia das bruxas amazonas manaus show flashback millenium shopping amazonas manaus dj raidi rebello programação amazonas manaus História Voo Livre