O vice-presidente da Junta Comercial do Amazonas (Jucea), Edmundo Ferreira Brito Netto, foi afastado hoje do cargo. O afastamento dele é parte da Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas que está curso na cidade nesta manhã.
A operação cumpre mais de 100 mandados, apurou o BNC. São ordens de prisão preventiva, buscas pessoal e domiciliar, suspensões de contratos e funções, sequestro de bens e quebra de sigilo telefônico.
Entre os alvos estão servidores de baixo escalão da saúde do estado. Até o principal nome com cargo graduado a aparecer foi o de Edmundo Netto.
Desdobramentos
A Operação Metástase é a segunda fase da Operação Jogo Marcado.
A ação policial tem como objetivo a apuração de ilícitos que causam prejuízo ao erário e afetam a população usuária dos serviços de maternidade e pronto atendimento no município de Manaus.
As investigações iniciaram a partir de constatação apontada pelo Ministério Público do Amazonas de que uma única família controlava diversas empresas, e participava das licitações, combinando os valores com agentes públicos em uma unidade de saúde.
O esquema previa pagamento de propina para agentes públicos facilitarem a liberação de valores em favor de empresários envolvidos no esquema investigado.
Fraudes e favorecimentos
A ação apura fraudes e favorecimentos em contratos da área da saúde e é continuidade da operação Jogos Marcados, realizada em 3 de julho de 2024.
A primeira fase da operação, realizada em 3 de julho de 2024, mirava fraudes em licitações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, localizada na Zona Norte da capital amazonense. O esquema, que envolve 40 contratos com a unidade de saúde, desviou dos cofres públicos quase R$ 2 milhões.
Nas investigações, constatou-se que uma única família, dona de seis empresas, participava das licitações na unidade de saúde e combinava os valores entre elas.
Em seguida, os proprietários apresentavam os orçamentos, sempre com valores próximos de R$ 50 mil, ao setor de compras da UPA, para serem contratados por dispensa de licitação. No cruzamento de informações, o MPAM descobriu transações bancárias entre os empresários e servidores públicos.
Fonte: com informações da BNC
manaus evento estratégia proposta icaro gaspar treinamento prova oportunidade idaam concurso manaus amazonas colégio militar rio grande do sul amazonas estudante manaus academia de belas artes flim amazonas festival literario de manaus luso sporting clube manaus opera nas escolas cultura manaus festival amazonas de opera amazonas amazonas leilão amazônia golf resort manaus edital idaam manaus alunos estudo educação enem amazonas halloween manaus dia das bruxas caça aos doces amazonas show millenium shopping dj raidi rebello manaus flashback manaus programação História Voo Livre amazonas