Uma onça foi resgatada após passar horas nadando no Rio Negro, em Manaus, na quarta-feira (1º) e exames revelaram que o animal foi atingido por um disparo de espingarda na cabeça. O caso mobilizou equipes de resgate e gera preocupação entre autoridades ambientais. Assista ao vídeo acima.
Confira os principais pontos para detalhar o que já se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido sobre o caso, com base nas informações divulgadas pelas autoridades.
A seguir, veja o que já se sabe sobre o caso:
Onde a onça foi encontrada
A onça foi avistada no dia 1º de outubro de 2025, no Rio Negro, por passageiros de uma embarcação que passava pelo local no momento em que ela tentava atravessar o rio. De acordo com testemunhas, o animal parecia desnorteado e sem forças, e teria seguido em direção à Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital.
Como foi o resgate
O resgate mobilizou a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Animal (Sepet), o Batalhão Ambiental, o Instituto Laiff e a 'Equipe Pet' da deputada estadual Joana Darc (União-AM). Uma força-tarefa foi montada para retirar o felino da água, através de uma bóia improvisada.
O que os exames revelaram
O animal é um macho com cerca de dois anos de idade e pesa 58 kg, segundo a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). A estimativa de idade foi feita com base nas medições realizadas no centro cirúrgico.
Após avaliação clínica, exames de raio-x mostraram que a onça havia sido atingida por um tiro de espingarda na cabeça. Os veterinários identificaram mais de 30 estilhaços de chumbo alojados no crânio e no pescoço do animal. Parte dos dentes também foi perdida devido ao impacto do disparo.
Estado de saúde
De acordo com os especialistas, a onça está internada e apresenta quadro estável, mas demonstra sinais de estresse. Ela permanece sob observação intensiva e recebe cuidados veterinários constantes.
O animal é um macho. Pelo tamanho e peso, deve ter aproximadamente cinco anos de vida. Acredita-se que ela tenha entrado no rio para escapar do ataque e não se sabe em que área da floresta vivia.
Quem atirou contra ela?
Não há informações sobre quem teria atirado contra a onça e qual local ela foi ferida.
Qual será o destino do animal?
Ainda não foi definido para onde o animal será encaminhado após a recuperação. Entre as possibilidades, estão o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Quais os próximos passos
As instituições envolvidas afirmam que a prioridade é garantir a recuperação da onça. Caso apresente condições adequadas, o objetivo é reintroduzir o animal à natureza.
Fonte: com informação do G1 AM
programação amazonas manaus aniversário de manaus boi manaus animal natureza onça manaus resgate meio ambiente amazonas projeto empreendedorismo amazonas manaus cultura we Talk oportunidade amazonas bazar da Rayana manaus millenium shopping carreta itinerante do senac senac amazonas manaus shopping manaus via norte respeito diversidade D.SILVESTRE manaus DJs ALEXIA festa amazonas audiovisual entrada gratuita manaus cinema nacional cinema corrida amazonas shopping dia da criança esporte amazonas manaus manaus cinema cine carmem miranda audiovisual amazonas carne de porco manaus gastronomia Feira Internacional de Gastronomia Amazônica Figa amazonas