‘A Porcaria Boteco’, a primeira casa especializada no preparo de comidas à base de carne de porco da capital amazonense, participa entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, da 6ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA). A ideia é levar para a praça de alimentação do evento os principais destaques do cardápio do espaço, criando um local diferenciado para os amantes da carne suína.
‘Porco no Tucupi’; ‘Mixira de Porco’ no balde; ‘Sanduíche de pernil, com queijo do reino’; e ‘Torresminho’ no copo fazem parte da lista de iguarias gastronômicas que estarão disponíveis no cardápio do estande montado pelo restaurante. Além dos itens do cardápio serão disponibilizados para venda, bonés personalizados e a recém-lançada sacolatérmica reutilizável.
O estande, de acordo com o gestor do estabelecimento, Jean Fabrízio, foi preparado para oferecer a mesma proposta de servir uma comida saborosa e de qualidade, igualmente à da estrutura do ponto físico, aproveitando o ambiente em que circularam milhares de pessoas que buscam conhecer novidades da cozinha amazônica. “É uma oportunidade de mostrarmos os nossos produtos para quem ainda não conhece. E ainda de apresentar com o nosso cardápio a versatilidade que a carne de porco possui, sem esquecer de falar do sabor, da textura e até mesmo dos benefícios para a saúde através do seu consumo”, comenta Jean Fabrízio.
Para ele, a grandiosidade da feira sócolabora para o fortalecimento da gastronomia na região. “É a fusão de conhecimentos gastronômicos, onde existe a participação de chefs internacionais renomados que farão a cozinha show, lançamentos de novos produtos, geração de networking, negócios e muita novidade tanto para os empresários do segmento quanto para os visitantes. Nosso intuito é ampliar ainda mais o nome do ‘A Porcaria Boteco’ e, consequentemente, aumentar o consumo da carne de porco”, assinala o empresário.
Consumo da carne de porco
De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o volume de consumo de carne de porco tem superado seu crescimento em relação ao das proteínas concorrentes nos últimos anos. Segundo a associação, entre 2015 e 2025, o consumo per capita de carne suína cresceu 33,4%, atingindo 19,3 quilos. Paralelamente a esse crescimento, o consumo per capita de carne bovina caiu 6,6%, e o de carne de frango, 2,9%, para 29,7 quilos e 43,9 quilos, respectivamente, o que representa um indicativo de que a carne suína tem potencial para crescer ainda mais no país.
estratégia proposta manaus icaro gaspar evento treinamento idaam concurso colégio militar manaus oportunidade prova amazonas estudante manaus rio grande do sul amazonas academia de belas artes flim festival literario de manaus luso sporting clube manaus amazonas cultura amazonas manaus festival amazonas de opera opera nas escolas edital amazônia golf resort amazonas manaus leilão idaam estudo educação alunos enem manaus amazonas manaus caça aos doces dia das bruxas halloween millenium shopping flashback show amazonas manaus dj raidi rebello manaus programação Voo Livre amazonas História