Visando promover uma fusão musical entre a música erudita e a ancestralidade, e propor uma iniciativa de intercâmbio cultural e democratização do acesso à música clássica em locais onde o gênero raramente chega, a Aldeia Cipiá, localizada no lago do Castanhal da Tatulândia, à margem esquerda do rio Negro (distante a 34 quilômetros da capital), recebe nesta terça-feira (23), a partir das 17h30, o projeto “Orquestra na Floresta”. O evento é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e busca a valorização da cultura indígena em torno de um diálogo artístico e transcultural dentro da cidade de Manaus.
A programação contará com a participação da Orquestra de Câmara de Manaus, do grupo de música Cipiá e com a presença dos tenores Miqueias Williams e do maestro Everaldo Barbosa. Além disso, os indígenas da aldeia irão cantar e tocar, compartilhando seus saberes musicais e proporcionando um momento inédito de integração cultural.
Segundo o presidente do Concultura, Tony Medeiros, a intervenção artística é uma oportunidade única de integrar diferentes expressões culturais. “A música é uma linguagem universal. Quando juntamos a Orquestra de Câmara com o canto e os instrumentos indígenas, estamos não apenas celebrando a diversidade, mas mostrando que Manaus é um território de encontros e de respeito às nossas raízes”, afirmou.
Professor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), o pianista João Gustavo Kienen analisa o evento como uma oportunidade importante de promover a troca entre diferentes musicalidades, unindo a música clássica e as tradições indígenas em um diálogo cultural significativo. “É uma troca legítima entre as várias musicalidades existentes na nossa sociedade. E a presença, então, de uma orquestra, com instrumentos tradicionais de orquestra e os instrumentos tradicionais indígenas, com as músicas rituais e as músicas festivas, é um momento de grande importância, porque coroa exatamente esse momento da música contemporânea indígena que está sendo tão falada em todo o Brasil”, destacou o músico. A "Orquestra na Floresta" integra as ações do Concultura voltadas para a difusão cultural e intercâmbio artístico, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a democratização do acesso à arte e a valorização das identidades locais.
treinamento estratégia proposta manaus icaro gaspar evento amazonas concurso oportunidade idaam manaus prova colégio militar academia de belas artes amazonas estudante manaus rio grande do sul flim luso sporting clube manaus amazonas festival literario de manaus amazonas festival amazonas de opera opera nas escolas manaus cultura leilão edital amazônia golf resort manaus amazonas idaam estudo alunos enem educação manaus halloween caça aos doces amazonas manaus dia das bruxas show amazonas millenium shopping flashback manaus dj raidi rebello amazonas manaus História programação Voo Livre