A Casa das Artes, do Governo do Amazonas, administrada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reabre suas portas nesta quarta-feira (17/09), às 18h30, com entrada gratuita. O público poderá conferir uma programação diversificada, que reúne quatro exposições individuais, uma mostra coletiva e um mural de graffiti, reafirmando o espaço como referência no circuito das artes visuais em Manaus.
O curador da Casa das Artes, Cristóvão Coutinho, destaca que a programação contínua do espaço foi fundamental para consolidar um público fiel e ampliar a cena artística local e que o local tem conquistado cada vez mais visitantes.
“A Casa das Artes tem hoje um público fiel, com média de 1,5 mil a 2 mil pessoas por mês. Além de receber artistas já consolidados, também abre espaço para novos talentos, sobretudo jovens artistas urbanos que encontram aqui a primeira oportunidade de expor suas obras em um circuito oficial da cidade”, enfatizou Coutinho.
O artista Teonda, responsável pela exposição “Etnopsico”, explica que sua inspiração vem diretamente da floresta amazônica e de seus povos — indígenas, caboclos e ribeirinhos — além da força das medicinas tradicionais ligadas ao Santo Daime, religião que pratica.
Estreando na Casa das Artes, o artista celebrou a oportunidade no espaço cedido pelo Governo do Amazonas para artistas amazonenses. “É um espaço que abre um leque para a gente, permitindo expandir o trabalho para além do universo do graffiti. Muitas pessoas ainda não sabem que também pintamos telas, e aqui temos a chance de mostrar um pouco dessa força da floresta para um público novo”, afirmou.
“Minha inspiração vem muito da floresta e dos povos da Amazônia: indígenas, ribeirinhos e caboclos. Trago também elementos das medicinas tradicionais e da religião amazônica que pratico, o Santo Daime. Minhas obras são uma síntese desse encontro entre a espiritualidade da floresta, o céu da Amazônia e uma estética psicodélica, enteógena, que encanta muita gente”, explica o artista.
O grafiteiro Cria assina o mural “Raízes Amazônicas”, localizado na lateral da Casa das Artes, pela rua Barroso, em homenagem ao cantor e compositor Chico da Silva. A escolha da imagem, explica, foi motivada pela força de uma fotografia que mostra o artista cantando, um registro que simboliza sua contribuição à cultura amazônica.
Para ele, estar na Casa das Artes representa também a retomada de espaços de circulação cultural pelos grafiteiros: “Ocupar um espaço público como esse é muito importante. Não é só um prédio do Estado, mas um lugar de acesso livre, que aproxima as pessoas da nossa arte e dá visibilidade ao trabalho dos artistas urbanos amazonenses”, destacou.
Exposições
Na reabertura da Casa das Artes, o visitante poderá explorar as seguintes mostras:
Sala 1 – Mostra Coletiva “Poéticas – A Sensibilidade Estética Através do Desenho e da Pintura”, com obras de estudantes do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que propõem uma pausa para sentir a arte em sua essência.
Sala 2 – “Etnopsico”, de Teonda, traz traços que simbolizam a miscigenação de realismo, abstração e imaginário psicodélico, apresentando figuras indígenas em close-up com cores intensas e fluidas.
Sala 3 – “Você Vive o que Você Ama?”, da artista Alie, aborda a vivência pessoal desde a infância, reunindo mundos interiores e contornos sociais em uma reflexão sobre desigualdade, inclusão e relações humanas.
Sala 4 – “Verão Violento”, de Nico Ambrosio, reúne fotografias em preto e branco que registram o cotidiano visceral de Manaus, revelando contradições sociais e manifestações artísticas nos espaços urbanos.
Espaço Parede – “Sindérese”, de Tiago Atroch, apresenta desenhos em nanquim que dialogam com referências alquímicas, religiosas e regionalistas, explorando a transformação e as faculdades da alma.
Área externa (Rua Barroso) – mural “Raízes Amazônicas”, do grafiteiro Cria, em homenagem ao cantor e compositor Chico da Silva, reconhecido como patrimônio cultural da Amazônia.
manaus Casa de Artes Plano Perfeito edital amazonas oportunidade investigação polica cadastro nacional de pessoas desaparecidas site cultura apresentação Ultravioleta musica amazonas manaus Kalyope doação de sangue amazonas saude hemoam manaus exposição cultura arte Casa das Artes amazonas manaus ingresos casa vhida feijoada amazonas manaus amazonas o agente secreto cinema olhar do norte manaus queijo manaus amazonas competição expoqueijo 2025 direito universidade Centro Universitário Martha Falcão Wyden caso delmo investigação amazonas fab avião drogas investigação