Em outubro, a multiartista manauara Kalyope apresenta Ultravioleta, uma sequência de quatro espetáculos inéditos que atravessam música, performance e artes visuais, em importantes espaços culturais da cidade.
As apresentações acontecem nos dias 04, 11, 17 e 18 de outubro, no Palacete Provincial, Brisa Space e Casarão de Idéias.
Mais do que uma cor, Ultravioleta é resignificado como frequência invisível que revela o que foi ocultado: corpos, histórias e futuros apagados. A turnê constrói uma nova era na narrativa distópica sobre a criação artística travesti na Amazônia, com direito a banda ao vivo, conjuntos cenográficos e figurinos autorais em colaboração com mais de 15 profissionais nortistas.
“Minha expectativa é que esse percurso me leve a um setlist final coeso, capaz de traduzir as múltiplas dimensões da minha criação artística. Mais do que isso, desejo que o público se conecte com esse caminho de descobertas e, ao fim, que o projeto se consolide em um álbum de pop alternativo com diversas influências...” diz Kalyope.
Sobre a artista:
Com uma trajetória de 10 anos nas artes amazônicas, Kalyope é uma multiartista travesti que atua como beatmaker, cantora, dançarina, figurinista, maquiadora e médica de família. Sua identidade musical é marcada pela fusão de latinidades, cultura ballroom e batidas eletrônicas, atravessadas por lirismo feminista e queer. Entre suas referências estão CHITA, Jorja Smith e Liniker.
Figurino e estética
O figurino para a turnê é assinado em parceria com Zuri, estilista da marca CASA UBORO, e traduz a força do projeto em peças de design exclusivas. A estética urbana glam se une a uma silhueta hiperfeminina, pensada especialmente para uma travesti, como afirmação política e artística.
“O figurino não é apenas uma escolha estética, mas também uma afirmação política e artística, que reforça a singularidade do projeto...” relata Zuri Uboro.
Serviço
O quê: Ultravioleta – Kalyope
Quando e onde:
04/10 – Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, S/N - Centro, Manaus - AM)
11/10 – Brisa Space (Av. Dom Pedro I, 621 - Dom Pedro, Manaus - AM)
17/10 – Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279 - Centro, Manaus - AM)
18/10 – Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279 - Centro, Manaus - AM)
Ingressos:
O ingressos variam de 10 a 15 reais, e para fazer a compra do mesmos, os interessados devem seguir diretamente acessando a plataforma Shotgun e escolher sua data de preferência. Para a compra dos ingressos, acesse: https://shotgun.live/pt-br/events/ultravioleta
O projeto destina 40% dos ingressos de forma gratuita para pessoas trans, negras, indígenas e pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade em consonância com o Decreto nº 11.785/2023. Para solicitar o código de acesso e retirar ingresso afirmativo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfaZRYnDCG49ZDqf3mx86P-7cguc5JXhxAIhrSyFcsVhuCh7Q/closedform
oportunidade manaus edital amazonas Casa de Artes Plano Perfeito cadastro nacional de pessoas desaparecidas investigação polica site musica manaus Ultravioleta amazonas apresentação Kalyope cultura manaus amazonas saude doação de sangue hemoam arte cultura exposição Casa das Artes manaus amazonas manaus amazonas ingresos feijoada casa vhida manaus olhar do norte o agente secreto cinema amazonas queijo competição expoqueijo 2025 manaus amazonas direito investigação universidade caso delmo Centro Universitário Martha Falcão Wyden drogas avião fab investigação amazonas