Lançamento do livro ‘Amazônia Brasileira’ acontece nesta quarta, na Valer Teatro



A cultura amazônica e a preservação de sua maior riqueza natural ganham destaque com o lançamento do livro ‘Amazônia Brasileira — Preservar para viver, responsabilidade mundial’, do engenheiro, empresário e político amazonense Samuel Hanan. 


A obra chega ao público em um momento decisivo, quando a importância da região é debatida não apenas no Brasil, mas no cenário internacional, com a aproximação da COP 30 em Belém, em novembro de 2025.


O lançamento acontecerá no Salão de Eventos da Valer Teatro, na próxima quarta-feira (17/9), com entrada gratuita, oferecendo ao público a oportunidade única de conhecer o autor e dialogar sobre a sua paixão pela Amazônia.


Sobre a obra


Em ‘Amazônia Brasileira’, Samuel Hanan compartilha um olhar profundo e crítico sobre a maior floresta tropical do mundo. Com base em pesquisas em fontes oficiais e na experiência adquirida ao longo de sua trajetória pública e acadêmica, o autor analisa a realidade da região, abordando aspectos ambientais, socioeconômicos e políticos.


O leitor encontrará uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas comunidades amazônicas — indígenas, ribeirinhas e caboclas — e pelas cidades que compõem os sete Estados da região. Além de destacar equívocos na condução da política ambiental, o livro propõe caminhos factíveis para a conservação da floresta e para a melhoria da qualidade de vida de quem nela habita.


Samuel Hanan enfatiza a necessidade de uma visão internacional sobre a preservação da Amazônia, defendendo que os países que se beneficiam de seus recursos também contribuam para sua proteção. A obra oferece, assim, um convite à reflexão crítica e à ação consciente, reforçando a relevância global da floresta amazônica.


Para a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, a publicação reafirma a relevância da trajetória intelectual e política do autor:


“Samuel Hanan continua seu trabalho em defesa das Amazônias. É mais um livro no qual ele reforça o seu compromisso com a região, mostrando as suas potencialidades para o desenvolvimento sustentável.”


Sobre o autor


Nascido em Manaus, Samuel Hanan construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do Amazonas. Engenheiro com especializações em macroeconomia, administração de empresas e finanças, ele também acumulou vasta experiência no setor privado, presidindo empresas de destaque como Companhia Industrial Amazonense, Cesbra, Brascan e Grupo Paranapanema, além de atuar em conselhos de grandes instituições como Eletrobras, Furnas, Firjan e Fiesp.Prateleiras


No setor público, Hanan foi Secretário de Estado da Fazenda e Vice-Governador do Amazonas entre 1999 e 2002, posição que lhe proporcionou um olhar privilegiado sobre os desafios da administração pública e o desenvolvimento regional.


Além de ‘Amazônia Brasileira’, Samuel Hanan já publicou outras obras e artigos voltados à análise crítica da realidade socioeconômica do Brasil e do Amazonas, entre eles ‘Brasil, um país à deriva’ e ‘Amazonas – perda da expressão socioeconômica nos últimos 20 anos’, ambos pela editora Valer.



É autor também dos livros (todos pela editora Valer):


Amazônia – Contradições do Paraíso ecológico;

Amazonas – Perda de expressão socioeconômica nos últimos 20 anos;

Portas para o futuro – Reflexões para um país melhor

Caminhos para um país sem rumo (2022);

Brasil – Um país à deriva – Uma nação de privilégios e impunidade (2022);

Brasil que País é este? – Uma reflexão sobre como a nação desperdiça suas potencialidades (2024), escrito em parceria com o jurista Ives Gandra; e

Brasil Pós-CF 88 – A conjuntura atual em números, lançado recentemente (2024).

 

Fonte: com informação da assessoria de imprensa