A família de Aylah Gabrielly de Sousa Oliveira, de 19 anos, confirmou por meio de nota oficial que a jovem está presa em uma delegacia na cidade de Osaka, no Japão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2).
Segundo o comunicado, Aylah é suspeita de tentar entrar no país portando substâncias ilícitas. Ainda de acordo com a nota, ela chegou a ser internada em uma unidade hospitalar local, mas seu estado de saúde é considerado estável. A divulgação das informações foi autorizada pela própria jovem, conforme relato do advogado que a representa no país asiático.
No dia 28 de julho, Aylah, natural de Manaus, informou à mãe, Elisandra Castro, que viajaria a São Paulo para encontrar um homem com quem mantinha um relacionamento. Ela chegou a avisar que havia desembarcado na capital paulista, mas não forneceu mais detalhes. Desde então, perdeu contato com a família.
Preocupada, a mãe, que mora no Pará, registrou o desaparecimento da filha em uma delegacia de Marabá.
Em 15 de agosto, Aylah retomou o contato e disse que iria para a Bahia. Ainda em São Paulo, enviou uma foto à mãe. Quatro dias depois, os familiares voltaram a perder contato.
Na tentativa de localizá-la, a família compartilhou com a polícia os últimos registros de localização do celular da jovem. Inicialmente, o aparelho foi rastreado no bairro da Vila Guilherme, na zona Norte de São Paulo. Horas depois, um novo sinal indicou que o celular estava em um aeroporto no Japão, o que gerou apreensão entre familiares e autoridades.
Em nota a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que o caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo (PC-SP), já que foi nesse estado que Aylah foi vista pela última vez.
De acordo com o órgão, a Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops) mantém contato com a polícia paulista e se colocou à disposição para colaborar nas buscas e investigações.
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas até o momento não obteve retorno.
manaus curso Shopping Grande Circular oportunidade amazonas WBC Muay Thai manaus esporte competição disputa Muay Thai Amazon.I.A manaus ciencia e tecnologia amazonas instituto mamirauá Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas maues Festival de Verão de Maués ipaam manejo ambiental amazonas prisão Caso Aylah Gabrielly japão delegacia amazonas manaus tráfico de drogas alma instrumental Rosivaldo Cordeiro europa musica regional manaus amazonas esporte corrida nova era amazonas cultura documentário A Amazônia como palco gustavo soranz manaus saude setembro verde PCD amazonas manaus amazonas negocios manaus Feira de Negócios e Inovação oportunidade