Festival Ayédùn Artes Integradas acontece nesta sexta-feira em Manaus



O Festival Ayédùn Artes Integradas estreia em Manaus nesta sexta-feira (29/08), na Augusta Haus, marcando a abertura oficial da Casa Cultural Ayédùn. O festival-performático propõe uma noite de celebração da arte como cura, resistência e coletividade, por meio da integração de música, dança e artes visuais.


A programação traz a cantora carioca Mahmundi, indicada ao Grammy Latino, além da manauara Uma Póvoas e do rapper amazonense Kurt Sutil, um dos nomes mais promissores da cena regional. Performances de dança de Benner Siqueira, Rodrigo “Buiu” Martins, Nayla Vitória e Emilly Costa, junto das artes visuais de Ajé e Wɨra Tini, completam o espetáculo.


Com o tema “A Flor que nasce do corte”, o festival é dividido em três atos que buscam reconectar o público à ancestralidade e às diversidades culturais.


“Com o Ayédùn, queremos abrir caminhos para que a arte seja vivida enquanto cura. A inauguração da Casa Cultural e o lançamento do festival são mais do que um espaço físico: são um convite para que os artistas e o público construam juntos novas formas de celebrar nossa ancestralidade e de afirmar nossas potências coletivas”, afirmou a sacerdotisa Ayédùn, presidente da Casa Cultural. 


Os ingressos estão disponíveis no link: https://bit.ly/ingressos_festivalAyedun.


“Projeto Xerê!”: a semente que floresce do Ayédùn


Em iorubá, a palavra ṣere, traduzida em português para xerê, significa uma ação. Jogar, brincar, fazer, dizer são todas ideias repassadas por esse vocábulo, que norteia os horizontes do Projeto Xerê, a ser desenvolvido nos próximos meses pela Casa Cultural Ayédùn. A partir de encontros multi-artísticos, a iniciativa tem objetivo de protagonizar artistas indígenas, negros, ribeirinhos, migrantes e periféricos, que historicamente enfrentam a exclusão dos grandes circuitos culturais de eventos.


Os encontros, divididos em rodas de conversa, oficinas e ensaios, também  decidirão alguns dos artistas que irão se apresentar na próxima edição do Ayédùn Artes Integradas. O caminhar artístico em coletivo e de reconexão consigo proporcionado pelo Projeto Xerê representa um dos objetivos basilares da Casa Cultural Ayédùn.

Fonte: com informação da assessoria de imprensa