O Festival Ayédùn Artes Integradas estreia em Manaus nesta sexta-feira (29/08), na Augusta Haus, marcando a abertura oficial da Casa Cultural Ayédùn. O festival-performático propõe uma noite de celebração da arte como cura, resistência e coletividade, por meio da integração de música, dança e artes visuais.
A programação traz a cantora carioca Mahmundi, indicada ao Grammy Latino, além da manauara Uma Póvoas e do rapper amazonense Kurt Sutil, um dos nomes mais promissores da cena regional. Performances de dança de Benner Siqueira, Rodrigo “Buiu” Martins, Nayla Vitória e Emilly Costa, junto das artes visuais de Ajé e Wɨra Tini, completam o espetáculo.
Com o tema “A Flor que nasce do corte”, o festival é dividido em três atos que buscam reconectar o público à ancestralidade e às diversidades culturais.
“Com o Ayédùn, queremos abrir caminhos para que a arte seja vivida enquanto cura. A inauguração da Casa Cultural e o lançamento do festival são mais do que um espaço físico: são um convite para que os artistas e o público construam juntos novas formas de celebrar nossa ancestralidade e de afirmar nossas potências coletivas”, afirmou a sacerdotisa Ayédùn, presidente da Casa Cultural.
Os ingressos estão disponíveis no link: https://bit.ly/ingressos_festivalAyedun.
“Projeto Xerê!”: a semente que floresce do Ayédùn
Em iorubá, a palavra ṣere, traduzida em português para xerê, significa uma ação. Jogar, brincar, fazer, dizer são todas ideias repassadas por esse vocábulo, que norteia os horizontes do Projeto Xerê, a ser desenvolvido nos próximos meses pela Casa Cultural Ayédùn. A partir de encontros multi-artísticos, a iniciativa tem objetivo de protagonizar artistas indígenas, negros, ribeirinhos, migrantes e periféricos, que historicamente enfrentam a exclusão dos grandes circuitos culturais de eventos.
Os encontros, divididos em rodas de conversa, oficinas e ensaios, também decidirão alguns dos artistas que irão se apresentar na próxima edição do Ayédùn Artes Integradas. O caminhar artístico em coletivo e de reconexão consigo proporcionado pelo Projeto Xerê representa um dos objetivos basilares da Casa Cultural Ayédùn.
amazonas atividade fisica manaus exercicio manacapuru amazonas Cirandódromo turismo editora Valer livro amazonas Segredos da Fênix manaus amazonas Ayédùn Artes Integradas manaus cultura arte Clarice Pazuello Benzecry amazonas manaus cerimônia da Medalha Grandes Amazônidas evento celulares celulares recuperados manaus furto roubo amazonas livro ufam educação professora amazonas manaus Teatro ICBEU música Brasil Profundo dia do gamer game manaus amazonas amazonas sou manaus carteirinha immu manaus