Com foco na inclusão e na formação universitária voltada à diversidade, a professora doutora em Educação Física, Ida de Fátima de Castro Amorim, lança na próxima segunda-feira (1º), o livro “O PROAMDE: Enquanto Espaço Formativo — Um Estudo de Caso”. A obra apresenta as ações e os resultados de um programa pioneiro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) voltado ao atendimento de pessoas com deficiência (PcD). O evento será realizado no auditório Guilherme Nery, Bloco C, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), na Ufam.
O livro revela os desafios e impactos de um programa universitário que ultrapassa o atendimento especializado, promovendo formação acadêmica, produção científica e inclusão social dentro e fora da capital amazonense. “Acredito que, no ensino superior, o tema da inclusão é amplamente debatido. No entanto, quando se trata de ações práticas, ainda há muito a ser feito”, afirma a autora, professora doutora Ida de Fátima de Castro Amorim.
Conforme explica a professora, programas de extensão universitária e de pesquisa desempenham papel essencial na promoção da inclusão nas Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, como ela afirma, “o PROAMDE vai além do atendimento a pessoas com deficiência: os acadêmicos envolvidos são estimulados a participar de pesquisas, congressos, produção de artigos científicos e outras atividades que fortalecem sua formação e ampliam a visibilidade da universidade.”
Obra
O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), vinculado à Faculdade de Educação Física da Ufam, promove atividades gratuitas de educação física e esportes voltadas ao desenvolvimento de pessoas com deficiência. Além do atendimento especializado, o programa oferece aos acadêmicos do ensino superior oportunidades de pesquisa, capacitação e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As ações são realizadas em dois polos: no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), atendendo pessoas com lesão medular, e na Feff/Ufam, com atividades voltadas a crianças, adolescentes e adultos com deficiência.
Essas experiências e resultados serão apresentados no livro “O PROAMDE: Enquanto Espaço Formativo — Um Estudo de Caso”, que será lançado pela professora Ida Amorim. A obra é especialmente relevante para profissionais e estudantes que desejam atuar no atendimento a pessoas com deficiência, pois reúne as ações desenvolvidas pelo programa, a diversidade do público atendido, as atividades realizadas diariamente e o engajamento de acadêmicos de cursos como educação física, fisioterapia e pedagogia. Segundo a autora, o principal objetivo é contribuir para o processo de humanização do ensino voltado a pessoas com deficiência em todo o Amazonas.
Outro ponto de destaque é a atuação descentralizada do programa, que não se limita à capital, Manaus, contando também com um polo ativo no interior do Estado, na cidade de Parintins. Com a divulgação do livro, a autora manifesta a expectativa de que outros municípios se sintam motivados a criar iniciativas semelhantes, voltadas a um público que necessita de atenção, respeito e inclusão efetiva.
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