O podcast “Vem de 3” está no ar, com apresentação de Taciano Soares e Eric Lima, atores e diretores do Ateliê 23. O novo produto lançado pela companhia de teatro amazonense segue disponível no Spotify e em formato videocast no Youtube.
O episódio de estreia, gravado no Kalena Café, traz um bate-papo com Ananda Guimarães, artista, palhaça, dramaturga, pesquisadora, consultora de acessibilidade, integrante do Grupo de Trabalho (GT) de Acessibilidade da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e mãe de santo. O tema da primeira semana, com 50 minutos de duração, destaca a relação entre a espiritualidade, o teatro e a vida.
“O podcast será semanal, com a proposta de dialogar com profissionais, que, como nós, são artistas, produtores, inquietos, que estão trabalhando muito e acreditam no propósito de fazer algo pela nossa cidade, é uma oportunidade de conhecer a história dessas pessoas”, afirma Taciano Soares, diretor da companhia amazonense.
Eric Lima explica que o lançamento do "Vem de Três" nas plataformas digitais compõe a programação de 12 anos do Ateliê 23, aniversário celebrado ao longo do mês de agosto.
“Vamos trazer reflexões e, desta forma, queremos nos aproximar do público. Não será um bate-papo somente sobre teatro, mas sobre a vida, os pensamentos como artista, temas e conversas com pessoas interessantes”, destaca Eric Lima.
A programação é divulgada no perfil da companhia no Instagram (@atelie23).
Sucesso no streaming de áudio
O Ateliê 23 está no streaming de áudio, sempre com uma versão no Youtube, com o álbum de “Cabaré Chinelo”, espetáculo premiado do grupo de teatro. Quatro faixas entraram na playlist viral Manaus: “La Muerte”, “Somos o Cabaré”, “Gaita de Gaivota” e “Lobas”. A música “Eu Sou a Maior” entrou em mais de mil playlysts, teve mais de 10 mil reproduções, mais 1,46 mil ouvintes e 155 playlists no Spotify.
O canal tem 5,17 mil ouvintes mensais, 69 mil streams, 73 países e no ranking dos países com maior número de streams estão Brasil, Finlândia, México, Estados Unidos e Reino Unido.
Em setembro de 2024 foi lançado “Baby Gay”, o primeiro single da peça “Sebastião”, para construir uma aproximação com o público e uma identificação com o trabalho que teve estreia em novembro. Também estão disponíveis as músicas “Sou Todo Amor” e “Toda La Noche”.
Ateliê 23
Com sede no Centro de Manaus desde março de 2015, na Rua Tapajós, 166, a companhia sob comando de Taciano Soares e Eric Lima tem a principal característica de trabalhar com histórias reais, objeto da tese de Doutorado “Bionarrativas Cênicas: Dispositivos de Comoção em Obras do Ateliê 23”, defendida pelo diretor Taciano Soares na Universidade Federal da Bahia.
O Ateliê 23 foi indicado, em 2023, ao 34° Prêmio Shell de Teatro, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, na categoria "Energia que Vem da Gente", que premia iniciativas relacionadas ao universo teatral com impacto social positivo.
O coletivo também venceu duas categorias do 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, “Melhor Companhia” e “Melhor Figurino”, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”. A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco” nesta edição.
No 17º Festival de Teatro da Amazônia, o “Cabaré Chinelo” conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”. Na 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, em 2024, o Ateliê 23 venceu em “Melhor Espetáculo”, com “Helena”.
O grupo conquistou o prêmio de melhor atuação nacional no 8º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, com o personagem Belinho, vivido por Taciano Soares no filme “A Bela é Poc”, primeiro curta do grupo.
Atualmente, o Ateliê 23 está em temporada com a peça “Sebastião”, inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, com memórias da década de 70 e experiência dos atores em números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência.
A estreia do espetáculo aconteceu em novembro de 2024, em Manaus, e, em seguida, ganhou destaque em festivais internacionais, como o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o Festival de Curitiba 2025, com sessões na Mostra Lúcia Camargo. Em junho deste ano, “Sebastião” participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; e em agosto, encerrou a Mostra de Teatro Águas de Manaus, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) e pela Águas de Manaus, com recursos do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre, apoio institucional da Benevolência.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).
podcast Vem de 3 ateliê 23 musica manaus funk cultura funk festa evento sou manaus passo a paço ingressos cuidado saúde unidades móveis de saúde da mulher manaus amazonas saúde da mulher evidencias esporte parque olimpico mundial de ginastica ritmica brasil amazonas manaus Gabriela Spanic processo ingressos manaus pcd sou manaus 2025 alunos projetos educação empreendedorismo manaus escola amazonas aniversário amazonas cabaré chinelo sebastião teatro atelie 23 musical manaus sesc cinema documentário exibição teatro amazonas