Escola do Amazonas forma protagonistas do empreendedorismo sustentável



A 2ª edição da Feira do Empreendedorismo “Protagonismo: Atitudes que inspiram e transforam” será realizada no dia 30 de agosto de 2025, das 8h às 13h, no Instituto de Educação Professor Denizard Rivail (IDR), em Manaus, com entrada gratuita e aberta ao público. O evento marca o encerramento de um ciclo anual de atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências empreendedoras, sociais e acadêmicas, em um ano letivo caracterizado pelo fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil, pela valorização da cultura de paz e pelo diálogo com temas globais, como Sustentabilidade Econômica, Ambiental  e Social.


A iniciativa nasceu para ampliar a compreensão do empreendedorismo no ambiente escolar, incentivando os alunos a reconhecerem seu papel na construção de suas próprias trajetórias. Antes mesmo da primeira edição, em 2024, o IDR já realizava projetos interdisciplinares, aprofundando cada temática ao longo das etapas escolares e integrando diferentes áreas do conhecimento para gerar soluções completas e consistentes.


Em 2025 os alunos do IDR também se destacam no Amazonas por desenvolverem propostas que buscam resolver conflitos e desafios ambientais de forma rentável e sustentável . Ao longo do ano, eles foram treinados para transformar problemas sociais e ambientais da região em oportunidades econômicas que impactam a comunidade da qual fazem parte — iniciativas que estarão expostas ao público durante a 2ª Feira do Empreendedorismo.


A primeira edição da feira, em 2024, teve como foco o empreendedorismo social e a identidade, introduzindo a disciplina de educação financeira e empreendedora no currículo escolar. No formato inspirado no programa “Shark Tank”, vários alunos desenvolveram empresas — a vencedora teve projeto voltado à área de wellness e cuidados personalizados em saúde.


“Foi emocionante ver nossos alunos transformando conceitos acadêmicos em propostas viáveis que atendem a demandas reais das suas vidas e da comunidade. No Denizard, a gente junta literatura, ciência e o mundo dos negócios para criar soluções que funcionem de verdade, sempre com responsabilidade social, ao indivíduo e cuidado com o meio ambiente” , afirma Lorena Serqueira, diretora institucional de Ensino.


IDR recebe selo de Escola Embaixadora do Empreendedorismo

 Em 2025, o Instituto Denizard Rivail passou a integrar o seleto grupo de Escolas Embaixadoras do Empreendedorismo do Grupo Primo, referência nacional em educação financeira e negócios. O selo reconhece o trabalho do IDR na formação de jovens com visão empreendedora e compromisso social, além de garantir acesso a conteúdos, mentorias e metodologias exclusivas de especialistas como Thiago Nigro. A conexão fortalece os projetos da escola e amplia oportunidades para alunos e professores, unindo inovação, sustentabilidade e impacto real na comunidade.


Percurso 2025: Cultura de Paz e ODS 16

Para 2025, a programação da feira amplia o escopo e integra reflexões sobre Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental entre os atuais desafios na esfera global. Professores e alunos contam com um programa de mentoria, incluindo macro aulas sobre postura empreendedora, técnicas de apresentação e estratégias de venda.


O tema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, inspirado em Mahatma Gandhi, orienta todas as atividades do ano, estimulando os estudantes a transformar ideias em ações concretas alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 — Paz, Justiça e Instituições Eficazes, da Agenda 2030. A ODS 16 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e fala sobre paz, justiça e instituições fortes. Em palavras simples, ela quer garantir que todos vivam em sociedades seguras, sem violência, com respeito às leis, direitos de todos protegidos e decisões justas sendo tomadas por autoridades confiáveis. Para os alunos, isso significa aprender a conviver bem, resolver conflitos de forma correta e participar de um mundo mais justo e seguro, por isso, o protagonismo juvenil é o tema central da 2ª edição.


As ações começaram no primeiro semestre com a Mostra Literária “Construindo a Cultura de Paz” , envolvendo todas as etapas escolares: Educação Infantil — cantigas com mensagens positivas e ilustrações feitas pelos alunos; Fundamental - AI — produções literárias sobre identidade, família, amizade, escola e cidade, com apresentações teatrais e sessão de autógrafo; Fundamental - AF — pesquisas e exposições sobre inclusão, meio ambiente, erradicação da fome e ética; Ensino Médio — trabalhos interdisciplinares sobre economia, tecnologia e iniciativas sociais ligadas à paz.


“Ao integrar literatura, cultura de paz, sustentabilidade, compromisso social e práticas empreendedoras, educamos nossos alunos não apenas para o mercado, mas para serem cidadãos capazes de atuar de forma consciente, criativa e transformadora. Assim os nossos alunos encontram formas de empreender na Amazônia, inspirando pessoas e produzindo mudanças na comunidade da qual fazem parte”, destaca Luciana Barbosa, diretora pedagógica do IDR.


Formação e mentoria

 A preparação para a feira envolve professores capacitados pela equipe Jovens for Schools e por nomes como Thiago Nigro, Breno Perrúcio e Juarez Júnior, idealizadores do material pedagógico aplicado. Na véspera do evento, haverá uma macro aula para alinhamento de objetivos, competências empreendedoras e técnicas de apresentação, além de mentorias para refinamento dos projetos, definição de modelos de rentabilidade e estratégias de mercado.


Fonte: com informação da assessoria de imprensa