Neste domingo (17/08), quatro espaços artísticos do Centro Histórico da capital serão palco de 14 espetáculos gratuitos da Mostra de Teatro Águas de Manaus. As peças serão apresentadas por companhias e artistas locais e abordarão diversos temas do cotidiano, como romance, luto, natureza, fatos históricos e resistência social.
Para assistir aos espetáculos nos teatros, é necessária a retirada de ingressos uma hora antes do início de cada apresentação, no local onde serão encenadas. As apresentações contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Federação Amazonense de Teatro (Fetam).
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, a iniciativa fortalece a cena artística local e democratiza o acesso à arte. “A Mostra Águas de Manaus leva o teatro para diferentes públicos e valoriza a produção cultural feita por artistas do nosso estado. É uma oportunidade de mostrar a diversidade e a qualidade do trabalho que é realizado no Amazonas, ocupando espaços históricos com arte, memória e emoção”, destacou.
A primeira apresentação será no Ateliê 23, localizado na rua Tapajós, 166, sede de um grupo local com o mesmo nome, que foi indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro. Às 15h, será encenada “Menina Miúda”, da Cia Menina Miúda, que conta a história de Zé e suas tentativas de conquistar o coração de Constância, usando suas habilidades, muita lábia, promessas e imaginação, além de presentes inusitados e até uma poesia feita exclusivamente para sua amada.
Logo em seguida, às 16h, a mostra segue para o Buia Teatro, situado na rua Dona Libânia, 330, sede de uma companhia especializada em teatro infantil. A peça “Cê Virou Planta”, da Soufflé de Bodó Company, mergulha no luto vivido pela mãe do artista Francis Madson, apresentando a dor como um processo a ser enfrentado e destacando a importância de honrar a memória daqueles que amamos.
Já às 17h, o centenário Largo São Sebastião, na rua 10 de Julho, receberá 11 espetáculos de “teatro lambe-lambe”, com curta duração, explorando temas como arte, natureza, vida cotidiana e cultura popular.
Por parte da Gigi Produções, as peças serão “Anselmo”, “Pânico na maçã - Quem são as pragas?”, “Serrador - quantas tábuas para construir uma vida”, “Portinari - E se o quadro Futebol de Portinari tivesse vida” e “Vida de Peixe-boi”. A agenda também inclui “Mova-se”, da atriz e produtora carioca Izabel Camargo; “A Espera” e “A Bailarina”, da Cia Fuxico, de São Paulo; e “Trilogia dos Afetos”, apresentada pela Cia As Caixeiras, de Brasília.
O último espaço cultural que receberá a mostra será o Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, localizado nas antigas instalações do Ideal Clube — um dos salões mais prestigiados pela sociedade amazonense no século passado. Às 19h, o grupo Ateliê 23 apresenta “Sebastião”, peça inspirada na obra “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, que narra a vida de sete drag queens que compartilham experiências dentro do Bar Patrícia – o primeiro bar LGBTQIAPN+ de Manaus, durante a Ditadura Militar. A apresentação tem ganhado cada vez mais destaque em festivais internacionais de teatro pelo Brasil.
“O Centro de Manaus não poderia ficar de fora da programação da Mostra. É um orgulho muito grande para a gente também contribuir com a vida cultural da cidade. O sucesso do primeiro fim de semana, com mais de 20 mil espectadores na Ponta Negra, mostra que a população de Manaus tem sede, também, de arte”, afirma a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.
Sobre a mostra
A Mostra de Teatro “Águas de Manaus” é realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apresentada pela Águas de Manaus, com patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre, conta com apoio da Benevolência e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), e apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), do Ateliê 23 e da Buia Teatro. As informações completas podem ser acessadas no site: ibt.art.
águas de manaus teatro amazonas sebastião amazonas mostra manaus programação turismo manaus cultura Museu do Seringal festival do beiradão manaus música amazonas cultura show amazonas Raphael Ghanem manaus youtuber cufa amazonas cufa manaus manaus batalha prime roda de capoeira amazonas manaus Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro capoeira manaus meu pai tem nome defensoria pública amazonas projeto amazonas manaus programação mostra de teatro águas de manaus diversidade ingresso sou manaus pulseira programação show passo a paço crianças brasil projeto adultização