O termo "adultização" se tornou centro de discussão nas redes sociais e no Congresso Nacional nos últimos dias. Isso após o youtuber Felca fazer um vídeo sobre o assunto e denunciar o influenciador Hytalo Santos de exploração sexual de menores de idade em conteúdos na internet.
A adultização infantil se refere à exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas que deveriam ser reservadas aos adulto, segundo a Fundação Abrinq.
A psicanalista e educadora sexual Marcella Jardim pontuou os sinais mais comuns de que uma criança está sendo adultizada. Veja abaixo.
Qual o impacto da "adultização" na vida de uma criança?
Os impactos da adultização infantil podem ser profundos e duradouros, observou a Fundação Abrinq. Crianças que passam por esse processo precocemente podem desenvolver problemas emocionais e psicológicos, como ansiedade e depressão, além de apresentarem dificuldades na socialização e na formação de uma identidade própria.
Ainda de acordo com a associação, esse fenômeno compromete a construção saudável da autoestima e da autopercepção, além de tornar meninos e meninas mais vulneráveis a situações de exploração.
Qual a denúncia de Felca?
Em um vídeo publicado no YouTube, Felca aborda o tema da adultização de crianças, citando “coachs mirins”, adolescentes e até crianças que falam sobre investimentos na internet. Em um dos trechos exibidos, um jovem afirma que a escola “atrapalhava o desenvolvimento” dele.
Nos momentos iniciais, o youtuber alterna entre ironia e seriedade, mantendo o tom característico de seu canal, mas direcionando críticas aos pais e responsáveis. Ele avisa que o conteúdo se tornaria “mais sério” conforme avançasse.
Em seguida, Felca relaciona o tema da adultização ao contexto da pedofilia, apontando que a manipulação de algoritmos nas redes sociais favorece a exposição e exploração de crianças, tornando-as alvos mais vulneráveis para criminosos.
A partir daí, ele entra no caso de Hytalo Santos, contra quem faz acusações graves. Desde 2024, Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por possível exploração de menores em conteúdos publicados nas redes sociais.
Felca também entrevista uma psicóloga, que detalha os transtornos que esse tipo de situação pode causar. Com mais de 20 milhões de seguidores, o caso gera repercussão e comentários elogiam a postura do youtuber.
Fonte: com informação da CNN BRASIL
perigo Hytalo Santos redes sociais Adultização Felca crianças proteção ipaam aves resgate aracuã gavião-pedrês animais insrcições food trucks barracas gastronomia sou manaus Abrasel-AM passo a paço amazonas competição manaus esporte futebol de botão std5oficial fé influencer acolhimento amazonas missionario lucas laurensse manaus manaus patio gourmet corrida premiação amazonas Corrida Pátio Run meio ambiente cuidados limpeza garantido parintins Notáveis da Justiça exposição justiça amazonas fotos imagens expofotobiografia manaus ultrassonografia Afya Educação Médica manaus amazonas manaus amazonas polo de duas rodas abraciclo