O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), unidade do Complexo Hospitalar Sul (CHS), realiza no mês de agosto uma extensa programação em prol da conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A programação faz parte das ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alusiva à campanha Agosto Dourado.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o Agosto Dourado é uma campanha importante no calendário da saúde, por levar informação e incentivar a amamentação. “Esse é um ato que fortalece a imunidade dos recém-nascidos, previne doenças e favorece o desenvolvimento físico e cognitivo”, observa.
A diretora Assistencial do CHS, Bruna Melo, destaca que a campanha Agosto Dourado valoriza esse cuidado desde os primeiros minutos de vida, destacando o papel essencial da equipe multiprofissional das maternidades na orientação às mães. “Amamentar é um gesto natural, mas que muitas vezes exige apoio, escuta e orientação. Nosso papel é garantir que essa mãe se sinta segura, acolhida e amparada nesse processo”, ressalta.
O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2025 é “Priorizemos a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, destacando que a amamentação não é apenas como um ato individual, mas uma prática que deve ser sustentada desde o entorno familiar e comunitário até instituições de saúde e locais de trabalho.
A programação no IMDL inclui informações sobre o tema da campanha, cursos e orientações educativas com puérperas e acompanhantes, além de rodas de conversa com as mães de crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINs) e nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs).
Outras unidades
No decorrer do mês, haverá programação nas demais maternidades da rede de saúde. A abertura oficial da campanha Agosto Dourado está programada para acontecer no dia 14 de agosto no auditório da maternidade Ana Braga, na zona leste.
No dia 14, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Ana Braga receberá, pelo Ministério da Saúde, a placa “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, selo de identificação usado para sinalizar instituições que respeitam e apoiam o direito das trabalhadoras à amamentação.
No dia 21, profissionais do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da unidade vão receber uma capacitação oferecida pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Azilda Marreiro e uma homenagem às mães doadoras.
A Ana Braga também programou ações educativas, que estão acontecendo desde o início do mês, como rodas de conversa, palestras e homenagens, com foco na valorização do aleitamento materno. Nesta quarta-feira, a programação contou com uma palestra sobre a importância da amamentação e apoio sustentável, com doação de frascos aos Bancos de Leite Humano. Na quinta-feira (07/08) haverá roda de conversa e segunda-feira (11/08) gestantes participam de um encontro sobre pré-natal e amamentação".
Durante todo o mês, a maternidade Ana Braga realiza homenagens às mães que participam do método Canguru, abordagem de cuidado humanizado para bebês prematuros, enfatizando o contato pele a pele com o bebê. Também homenageia com entrega de certificados as mães doadoras de leite materno e aquelas que fizeram aleitamento exclusivo enquanto estivam internadas na maternidade.
Aleitamento como prioridade
Reconhecido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), o IMDL prioriza o aleitamento materno como estratégia essencial para a saúde dos bebês. O leite materno protege contra infecções, doenças respiratórias e reduz o risco de obesidade e diabetes no futuro.
A cor da campanha Agosto Dourado foi escolhida, porque o leite materno é considerado um alimento padrão-ouro para a saúde e para o desenvolvimento do bebê.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Unicef e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e complementado até os dois anos ou mais. Estima-se que mais de 1,5 milhão de mortes infantis poderiam ser evitadas no mundo com essa prática.
teatro gebes medeiros espetaculo medeia cultura manaus amazonas cultura largo de são sebastião show manaus festival folclorico de barreirinha amazonas manaus cultura música Coro de Câmara de Campina Grande amazonas cultura onibus gratuito programação mostra de teatro manaus manaus gastronomia meu pai é brasa amazonas comida manaus arte programação Verão Amazônico amazonas cultura saúde cinema Câmera Ação amazonas projeto oficina manaus cinema criativo Luz amazonas agosto dourado saude Instituto da Mulher Dona Lindu manaus livro Videogame Crash games selo critical hi books garantido manaus Mostra de Teatro Águas de Manaus amazonas caprichoso