Estudantes da rede pública e interessados no processo criativo do cinema têm a oportunidade de participar da 4ª edição da atividade motivacional cinematográfica “Luz, Câmera, Ação: Poéticas da Criação”. Com 60 vagas disponíveis, o curso é gratuito e voltado a pessoas a partir de 14 anos. As aulas terão início no dia 11 de agosto e as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo Portal da Cultura do Amazonas: www.cultura.am.gov.br.
Com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto será realizado no Centro Cultural Palacete Provincial, localizado no centro histórico de Manaus. As oficinas acontecem das 13h às 16h, com encontros de duas a três vezes por semana, com duração de três meses, somando 29 encontros com carga horária intensiva.
Nesta edição, o tema das oficinas será "O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense", com orientação do cineasta, ator e roteirista amazonense Wander Luís.
De acordo com o cineasta amazonense, o projeto surgiu com a proposta de levar conhecimento e referências das obras literárias, considerando que o cinema, muitas vezes, se inspira na literatura dos grandes clássicos. A iniciativa propõe ao aluno exercitar o pensamento crítico, a reflexão, a filosofia e a poética na criação de uma obra cinematográfica. Ao final do curso, cada participante deverá produzir seu próprio curta-metragem.
"Os resultados têm sido positivos. Nosso público é bastante diverso, abrangendo desde jovens e até pessoas com mais de 65 anos — o que demonstra não apenas o interesse em aprender sobre cinema, mas também que a arte não tem idade. Ela mantém o ser humano sempre em processo de aprendizado", comentou.
A aula inaugural acontece no dia 11 de agosto e contará com a presença especial do cineasta Sérgio Cardoso, que ministrará uma palestra sobre os desafios e encantos do fazer cinematográfico.
‘’A gente alcança o cidadão lá do subúrbio mais distante. Essas pessoas participam, aprendem e, muitas vezes, transformam essa vivência em geração de renda. E isso é o mais importante. De repente, estão filmando, vendendo seus serviços, ganhando dinheiro. Se qualificam, inclusive, para acessar recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. No fim das contas, o que a gente oferece com isso é uma porta que não tem fim’’, pontuou.
Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos como: a influência da literatura no cinema; referências de autores e cineastas amazonenses; técnicas de roteirização e construção narrativa; produção audiovisual e funções da equipe; atuação diante das câmeras; registro de making of e fotografia still, entre outros.
A programação inclui ainda sessões comentadas com trechos de clássicos do cinema, dinâmicas em grupo e rodas de debate. Uma das novidades da edição de 2025 será a apresentação de autores amazonenses como forma de incentivar a leitura e valorizar a literatura regional, utilizando suas obras como fonte de inspiração para a criação de narrativas ficcionais no cinema.
Serviço
O quê: Oficinas Motivacionais de Cinema – “O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense”
Público-alvo: Estudantes da rede pública, iniciantes e interessados a partir de 14 anos
Número de vagas: 60
Local: Centro Cultural Palacete Provincial
Duração: Três meses, com início no dia 11 de agosto
Horário: 13h às 16h
Formato: Oficinas presenciais (teóricas e práticas)
Inscrições: www.cultura.am.gov.br
manaus aniversário de manaus boi manaus programação amazonas manaus amazonas meio ambiente animal natureza resgate onça projeto we Talk manaus cultura amazonas empreendedorismo bazar da Rayana oportunidade manaus amazonas millenium shopping shopping manaus via norte amazonas carreta itinerante do senac manaus senac diversidade festa manaus DJs ALEXIA D.SILVESTRE respeito amazonas cinema manaus audiovisual entrada gratuita cinema nacional amazonas shopping corrida esporte dia da criança manaus amazonas cinema amazonas manaus cine carmem miranda audiovisual Figa amazonas Feira Internacional de Gastronomia Amazônica manaus gastronomia carne de porco