A programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025 oferecerá gratuitamente workshops e masterclasses, a partir de sexta-feira (1º/08), com artistas renomados a nível nacional e internacional, no Teatro Gebes Medeiros e no Palácio da Justiça, ambos localizados no bairro Centro, zona su lde Manaus. As inscrições estão abertas neste link: www.sympla.com.br/
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, ressaltou que o Green Jazz vai além das apresentações musicais, destacando o caráter formativo e inclusivo da iniciativa.
“A proposta do Green Jazz vai muito além dos shows. Essa é uma oportunidade ímpar de formação e intercâmbio para estudantes, músicos e profissionais da cultura do Amazonas. Estamos oferecendo acesso direto ao conhecimento de grandes nomes da música e das artes técnicas, com programação gratuita e voltada à formação”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André.
Programação - Teatro Gebes Medeiros
A primeira atividade no Teatro Gebes Mdeiros acontece nesta sexta-feira (1º/08), a partir das 10h, com o baterista Robby Ameen e o baixista Ruben Rodriguez, apresentando um pouco de suas técnicas, principalmente sobre o jazz afro-cubano.
No sábado (02/08), às 10h, o músico Airton Silva dará dicas para quem busca o melhor uso da bateria em diferentes estilos musicais. Pela tarde, às 15h, o público acompanha “A arte do pandeiro”, oficina apresentada pelo percussionista Léo Rodrigues.
Na segunda-feira (04/08), às 10h, o engenheiro de gravação Clement Zular, referência nacional no assunto, promove uma masterclass sobre os processos de gravação, mixagem e masterização do álbum “A onça e o pajé”, que será lançado na edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival.
No dia 8 de agosto, a partir das 10h, a artista Fernanda Mattos apresentará os principais conceitos e procedimentos que envolvem o processo criativo de iluminação cênica. O objetivo é abordar escolhas de posicionamento, tipos de equipamentos e princípios estéticos que influenciam a construção da cena.
Programação - Palácio da Justiça
No Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), as palestras começam na sexta-feira (1º/08), às 15h, com o pianista Fábio Torres, que abordará questões técnicas relacionadas aos instrumentos e ao processo de composição.
Na segunda (04/08), às 14h, acontece a atividade: “5 Anos de Harmonia em 3 Horas: Workshop de Improvisação para Músicos de Sopro”, com o saxofonista Elias Coutinho, que apresentará dicas práticas para quem toca instrumento de sopro e quer entender como aplicar conceitos na improvisação.
No dia 6 de agosto, às 14h, haverá a masterclass “Desenvolvendo a Criatividade”, com o músico e educador Johan Quadros, explorando o uso dos elementos musicais para estimular e desenvolver a criatividade, por meio de ferramentas práticas e objetivas.
A programação do dia 8 de agosto inicia às 10h com Rui Carvalho, diretor artístico do festival, abordando tópicos sobre arranjo e fazendo uma análise da canção “O Morro Não Tem Vez”, um clássico gravado pela Amazonas Band em 2010.
No mesmo local, às 14h, o multi-instrumentista brasileiro radicado nos EUA, Jovino Santos Neto, apresenta uma masterclass sobre piano e composição.
Para saber mais sobre as palestras gratuitas, basta acessar: www.
estratégia evento manaus treinamento proposta icaro gaspar manaus colégio militar idaam prova amazonas concurso oportunidade manaus academia de belas artes amazonas estudante rio grande do sul manaus amazonas luso sporting clube flim festival literario de manaus festival amazonas de opera opera nas escolas manaus amazonas cultura amazonas edital manaus amazônia golf resort leilão educação manaus alunos idaam enem estudo halloween amazonas dia das bruxas manaus caça aos doces millenium shopping amazonas show manaus flashback dj raidi rebello Voo Livre amazonas programação História manaus