Cultura geek e games são destaques na Expo Favela Innovation 2025

A Expo Favela Innovation Amazonas 2025 chega com força total após o sucesso da edição anterior, que foi um marco para a cultura gamer e geek na região Norte. Em 2024, o evento transformou os espaços em arenas de criatividade, tecnologia e protagonismo periférico, com competições de Just Dance, FIFA, The King of Fighters 2002, Free Fire e uma área dedicada aos games retrô. 


Para 2025, a arena geek da Expo Favela Innovation trará novas modalidades de disputa: Wild Rift, Clash Royale, Brawl Stars, além do Free Fire nas categorias masculina e inclusiva. Uma atração especial será o torneio de Beyblade, que promete agitar o público com batalhas giratórias repletas de adrenalina.


O universo cosplay ganhará um espaço ainda mais especial este ano, com concursos nas categorias infantil e adulto, valorizando a criatividade, diversidade e o talento dos cosplayers locais.


“A nossa expectativa para o evento este ano é muito positiva. Em 2024, fomos como espectadores e vimos o quanto a comunidade abraçou o evento. Este ano tende a ser maior e ainda melhor. O concurso cosplay não apenas abrilhanta a programação, mas também gera interatividade e dá oportunidade aos cosplayers de mostrarem sua arte e paixão pelo mundo geek”, destaca Guilherme Lestat, organizador do concurso e representante da maior organização de cosplay do Amazonas.


Outras atrações incluem as competições de Just Dance, batalhas de K-pop nas modalidades solo e em grupo, além de experiências nostálgicas na área retrô, que conectam gerações através de games clássicos.


”Por ser a primeira vez do Kpop participando em um evento tão grandioso que é Expo Favela, estamos bem ansiosos e preparados. Vamos ter uma estimativa de 10 grupos para mostrar um pouco do cover de Kpop reunindo assim vários públicos do geek ao hip hop que são amantes da dança,” afirmou Cláudio Cruz, organizador do OMG KPOP


A Expo Favela Innovation se consolida como o maior evento de fomento ao empreendedorismo, inovação e cultura da favela no país e no Amazonas.


Em 2024, o evento impactou positivamente a economia da região, com a participação de 50 empreendedores, gerando renda, empregos e oportunidades. Mais de 6 mil visitantes participaram dos dois dias de programação  com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles, games, batalhas de break e de rima, entre outras atividades.


”Com essas novas modalidades, mais arenas e uma programação geek ainda mais diversa, a expectativa é atrair visitantes que enxergam nos games, no K-pop, no cosplay e nas batalhas de rima não só entretenimento, mas também potência, inclusão e transformação,” disse Léo Andrade, diretor de projetos da CUFA Amazonas.


Foto: Ronald Taumaturgo


Fonte: com informações da assessoria de imprensa