Imagine um nascer do sol que ilumina não apenas o céu, mas também o potencial humano de crianças e jovens. Essa é a essência do ‘Circo do Amanhã’, uma iniciativa inovadora que busca expandir o acesso à arte circense e fortalecer o papel transformador da cultura na vida de comunidades de Manaus e outras cidades da região metropolitana, como Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva.
Inspirado na metáfora do despertar, o projeto promove formação artística e inclusão social por meio de oficinas gratuitas e espetáculos encantadores. Mais do que ensinar técnicas circenses, o ‘Circo do Amanhã’ oferece uma vivência de descoberta, confiança e pertencimento. As crianças e adolescentes aprendem a trabalhar em equipe, respeitar seus corpos e valorizar as diferenças, desenvolvendo habilidades que vão além do palco, plantando sementes de esperança e criatividade para o futuro.
As atividades incluem acrobacia de solo com Jean Winder, manipulação de objetos com foco em bambolê, conduzida por Laísa Fonseca, e acrobacia aérea com Ayla Taynã, sendo que, estes três artistas destacam-se pela excelência técnica e formação específica em circo, sendo considerados referências na área. Cada oficina dura 1h30 e acontece simultaneamente, permitindo que os participantes experimentem todas as modalidades. Ao final de cada ciclo, um espetáculo de 30 minutos, apresentado pela renomada Companhia Circo Caboclo, leva magia e poesia ao público, encerrando a jornada de aprendizado com uma celebração artística.
O projeto também reforça o compromisso com a inclusão e acessibilidade, pois conta com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as atividades, garantindo a participação plena de pessoas surdas. Essa iniciativa evidencia que a arte deve ser acessível a todos, promovendo o respeito às diferenças e o empoderamento de cada indivíduo.
“O circo é um espaço de expressão livre, onde cada pessoa pode descobrir seu potencial. Nas oficinas, isso se reflete no respeito ao ritmo individual e na valorização das diferenças. O circo não exige que ninguém seja “igual”, mas sim que todos participem com o que têm de único”, explica o artista circense Jean Winder.
O público atendido tem respondido com entusiasmo e gratidão. A comunidade escolar e as instituições se envolvem com alegria, testemunhando o brilho nos olhos das crianças e adolescentes e o sorriso nos rostos durante as apresentações. Além de levar arte às regiões rurais e periféricas, o ‘Circo do Amanhã’ cria um espaço de esperança, onde a cultura funciona como uma ponte entre mundos diversos.
Apesar dos desafios logísticos, como transporte de materiais e adaptação de espaços escolares, a equipe do projeto enfrenta essas dificuldades com criatividade e dedicação, sempre focada na democratização da cultura.
O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), além do Governo Federal, através do Edital de Chamamento Público nº 03/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Circo - Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Ao final de cada ciclo, o público pode esperar uma apresentação leve, poética e acessível, repleta de beleza, risos e surpresas. É o momento em que o aprendizado se transforma em arte, celebrando o potencial de cada participante e reafirmando que a cultura é um direito de todos.
O projeto Circo do Amanhã vem encantando estudantes e comunidades por onde passa. A iniciativa já realizou apresentações na Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, Escola Estadual Rilton Leal Filho e Casa Mamãe Margarida, em Manaus e na Escola Estadual Raimundo Paz, em Rio Preto da Eva. A agenda segue até o dia 8 de agosto, com novas paradas confirmadas na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, em Manaus (29/07), Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (01/08), Escola Municipal Creuza Abess Farah, em Iranduba (04/08), e se encerra na Escola Municipal Luis Alberto Castelo, na Comunidade São Francisco do Caramuri, em Manaus (08/08).
aplicativo defesa civil do amazonas defesa civil alerta manaus amazonas NRF 2026 manaus empresários amazonas orquestra barroca manaus amazonas música série teatro amazonas manaus teatros amazonas teatros de manaus cultura amazonas programação manaus sesi manaus food gastronomia Zona Food – Edição Hambúrguer zona food amazonas amazonas feira pescado manaus valor peixes Casa de Artes Plano Perfeito edital amazonas oportunidade manaus polica cadastro nacional de pessoas desaparecidas site investigação amazonas manaus Kalyope cultura apresentação musica Ultravioleta