Neste fim de semana (25 e 26/07), o Sambódromo de Manaus será o palco da cultura popular com o 67º Festival Folclórico do Amazonas. O evento contará com apresentações dos seis bois-bumbás de Manaus, a partir das 20h, com entrada gratuita. A realização é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Seis bumbás se apresentarão na arena, divididos em duas noites, com duas horas de espetáculo para cada associação. Na sexta-feira (25/07), o Boi Clamor de Um Povo abre a programação, seguido pelo Boi Tira Prosa e, encerrando a noite, o Boi Galante.
No sábado (26/07), as apresentações começam com o Boi Garanhão, seguido pelo Boi Corre Campo. O Boi Brilhante encerra o 67º Festival Folclórico do Amazonas.
“Nossos bois trarão apresentações grandiosas ao sambódromo que fortalecem o nosso folclore, o folclore genuinamente nosso, com nossas particularidades e abordando temas totalmente ligados à Amazônia. O Governo do Estado vem cumprindo o seu papel e o que determina o governador Wilson Lima, que é fortalecer a nossa cultura, fomentar a economia criativa e levar o que há de melhor para a nossa população. Portanto, todos estão convidados a assistir esse grande espetáculo de cultura popular amazonense”, destacou o secretário Caio André.
A apuração dos bois ocorre na próxima segunda-feira (28/07). A apuração dos demais grupos folclóricos ocorre na terça-feira (29/07), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).
Temas
O primeiro a se apresentar na sexta-feira, o Boi Clamor de Um Povo, traz o tema “O Misticismo dos Pássaros”.
O Boi Tira Prosa apresentará o tema “Amazônia Livre”. O bumbá fará uma celebração à mãe de todas as águas, às riquezas da biodiversidade, da cultura e das tradições que integram a identidade do povo amazônida.
Com o tema “Amazônia – Terra de Ajurí, Flautas e Maracás”, o Boi Galante encerra a primeira noite de apresentações no Sambódromo.
Abrindo a segunda noite, o Boi Garanhão apresenta o tema “O Futuro é Ancestral”. O boi busca o título com um tema que valoriza a ancestralidade, a resistência e a memória das mãos que constroem o bumbá.
O atual campeão, Boi Corre Campo, defenderá seu título com o tema “Amazonidade”. A proposta do bumbá é exaltar a singularidade cultural e histórica dos povos da Amazônia, reafirmando essa identidade como potência simbólica e social.
Encerrando as apresentações do festival, o Boi Brilhante levará à arena o tema “Terra-Folclore”. Em 2025, o bumbá celebrará as lendas e tradições folclóricas da Amazônia, prestando homenagem à herança nordestina que ajudou a moldar o imaginário popular da região.
Ordem de apresentações
Sexta-feira (25/07)
Boi Bumbá Clamor de Um Povo - 20h
Boi Bumbá Tira Prosa - 22h10
Boi Bumbá Galante - 00h20
Sábado (26/07)
Boi Bumbá Garanhão - 20h
Boi Bumbá Corre Campo - 22h10
Boi Bumbá Brilhante - 00h20
aplicativo amazonas defesa civil do amazonas defesa civil alerta manaus amazonas manaus empresários NRF 2026 série orquestra barroca música amazonas manaus manaus teatro amazonas teatros amazonas teatros de manaus programação cultura sesi amazonas manaus zona food amazonas Zona Food – Edição Hambúrguer manaus food gastronomia manaus valor pescado peixes amazonas feira amazonas edital oportunidade manaus Casa de Artes Plano Perfeito investigação cadastro nacional de pessoas desaparecidas polica site musica apresentação Ultravioleta cultura manaus amazonas Kalyope