A mostra “Arte da Amazônia para o Mundo”, inaugurada na última quinta-feira (10), no Manauara Shopping, marca não apenas os 15 anos da Associação PanAmazônia, mas também reforça o papel da economia criativa como vetor estratégico para o desenvolvimento regional. A exposição, com entrada gratuita, apresenta 70 obras de 27 artistas amazônicos, em técnicas como pintura, escultura e arte digital, e segue aberta ao público até o dia 27 de julho no Piso Castanheiras do centro de compras.
Com curadoria do artista Belisário Arce, fundador e diretor executivo da PanAmazônia, a ação integra o calendário comemorativo da entidade, que se notabilizou por articular o setor empresarial e a sociedade civil em torno de uma agenda de desenvolvimento econômico para a região.
“A exposição representa o encontro entre cultura e empreendedorismo. É uma forma de valorizar talentos locais e inserir a arte amazônica no circuito de consumo e apreciação nacional”, afirma Jonathan Saul Benchimol, vice-presidente da associação, que participou da inauguração ao lado do superintendente do shopping, Leonardo Moretti.
Negócio da arte
Além do caráter simbólico e identitário, a mostra fomenta um mercado em expansão. Todas as obras estão à venda e podem ser adquiridas diretamente no local. Essa abertura para a comercialização da produção regional é uma das frentes de atuação da PanAmazônia, que aposta na arte como instrumento de geração de renda e visibilidade para artistas locais.
Entre os destaques da mostra estão nomes consagrados como Homero Amazonas, Jair Jacqmont e Jander Reis, além de talentos em ascensão, como Nailson Novato e Nina Matos. Também integra a exposição o artista indígena Barto, de Roraima, cujas obras são inspiradas na sua vivência e ancestralidade amazônica.
“Cada artista representa uma narrativa sobre a Amazônia. Valorizamos olhares diversos que dialogam com a natureza, o território e as transformações contemporâneas”, destaca Belisário Arce.
Entre os mais renomados artistas plásticos da região, Homero Amazonas elogiou o trabalho da PanAmazônia e destacou a necessidade de mais espaços e valorização aos talentos regionais. “Ver uma exposição desse porte, com tantos artistas da nossa terra, em um shopping, é um marco importante. Precisamos ampliar essas iniciativas e garantir que a arte da Amazônia ocupe cada vez mais espaços de destaque”, afirmou.
Já o artista indígena Barto ressaltou a importância de representar sua cultura por meio da arte. “Minhas obras são um reflexo da minha história, do meu povo e da floresta. Estar aqui é também resistir e afirmar que a arte indígena tem muito a dizer”, declarou.
A exposição pode ser visitada durante todo o horário de funcionamento do Manauara Shopping.
proposta evento manaus treinamento estratégia icaro gaspar colégio militar amazonas concurso prova oportunidade manaus idaam manaus academia de belas artes rio grande do sul amazonas estudante manaus flim festival literario de manaus luso sporting clube amazonas manaus cultura opera nas escolas festival amazonas de opera amazonas leilão edital amazônia golf resort manaus amazonas alunos enem idaam manaus estudo educação dia das bruxas halloween manaus amazonas caça aos doces dj raidi rebello millenium shopping flashback manaus show amazonas História manaus programação Voo Livre amazonas