Microsoft encerra estúdio The Initiative e cancela novo Perfect Dark em meio a demissões em massa


A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (3) uma nova rodada de demissões que afetou diretamente a divisão Xbox. Entre os impactos, estão o encerramento do estúdio The Initiative e o cancelamento do novo jogo da franquia Perfect Dark, que estava sendo desenvolvido pela equipe. As informações são do jornalista Jez Corden, do site Windows Central.

Ao todo, mais de mil funcionários foram desligados da empresa. A reestruturação também resultou no cancelamento de Everwild, título da Rare — estúdio responsável por Sea of Thieves.

Fundado em 2018, o The Initiative reunia profissionais veteranos de grandes nomes da indústria como Rockstar Games, Naughty Dog, Santa Monica Studio, BioWare, Blizzard, Insomniac Games e Respawn Entertainment. A equipe era liderada por Darrell Gallagher, ex-diretor de desenvolvimento da Crystal Dynamics, conhecida pela franquia Tomb Raider.

Apesar da expectativa gerada pelo projeto, Perfect Dark passou anos sem atualizações significativas e só teve seu primeiro trailer de gameplay revelado durante o Xbox Games Showcase em junho de 2024.


Em um comunicado interno ao qual Jez Corden teve acesso, o chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, afirmou que as mudanças fazem parte de um esforço para realinhar prioridades e redirecionar recursos diante de um mercado em constante transformação.

"Essas decisões refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e posicionar nossas equipes para um sucesso duradouro. Não foram tomadas levianamente, pois cada projeto e equipe representa anos de trabalho, criatividade e dedicação", declarou Booty.

Apesar de estar entre os principais projetos da Xbox Game Studios, o desenvolvimento de Perfect Dark enfrentava desafios internos, incluindo problemas de liderança e alta rotatividade de funcionários.

Fonte: da Redação do site Porto de Lenha News