Garantido conquista o 33º título no Festival Folclórico de Parintins e encerra jejum de seis anos


O Boi Garantido é o grande campeão da 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o bumbá da Baixa do São José conquistou seu 33º título na história da disputa. A apuração das notas aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), no Bumbódromo de Parintins, após três noites de apresentações intensas.

Realizado entre os dias 27 e 29 de junho, o festival foi marcado por uma disputa acirrada entre os bois Caprichoso e Garantido. Em cena, um espetáculo que uniu música, dança, lendas amazônicas, alegorias grandiosas e a força das culturas indígena e afro-brasileira. Os jurados avaliaram 21 itens, distribuídos em três blocos, que compõem a performance de cada boi.

Maior vencedor da história do festival, o Garantido não levava o título desde 2019. Com a conquista de 2025, o bumbá encerra um jejum de seis anos e retoma o protagonismo na arena.

Confira como foram as apresentações do Garantido nas três noites do festival:

1ª noite – “O Ecoar das Vozes da Floresta”

Na sexta-feira (27), o Garantido abriu sua participação com uma celebração à diversidade dos povos da floresta. O espetáculo apresentou a lenda “Tapyra'yawara” e o ritual indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”. A conexão com a galera encarnada foi imediata, dando início à jornada vitoriosa do boi.

2ª noite – “Garantido, Patrimônio do Povo”

No sábado (28), o boi vermelho exaltou as matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras com o tema “Garantido, Patrimônio do Povo”. Destaque para o “Ritual Ajié”, protagonizado pelo pajé Adriano Paketá, e para a energia vibrante da torcida na arena.

3ª noite – “Garantido, Boi do Brasil”

Encerrando o festival no domingo (29), o Garantido levou à arena o espetáculo “Garantido, Boi do Brasil”. A apresentação celebrou a diversidade cultural do país, homenageou o compositor Chico da Silva, contou a lenda “A Deusa das Águas” e marcou a despedida emocionante do tripa Denildo Piçanã.

Com performances consistentes e a força da sua torcida, o Garantido garantiu mais um capítulo glorioso na história do Festival de Parintins.

Fonte: da Redação do site Porto de Lenha News