O projeto “Recicla, Galera”, do Governo do Amazonas, realizou uma série de entregas para fortalecer a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin). Cerca de 250 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes foram entregues à categoria, na terça-feira (24/06).
A iniciativa de reciclagem é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Coca-Cola Brasil. O objetivo é estruturar, com segurança, os trabalhos de coleta e reciclagem, para que os catadores possam atuar de maneira ordenada durante e após o Recicla, Galera.
“O projeto já acontece há quatro anos, esta é a quarta edição, e a preocupação é sempre com a Associação de Catadores, porque eles são os grandes protagonistas dessa ação. Então, a gente vem, ao longo desses anos, fortalecendo a estrutura da associação, tanto com equipamentos para que eles possam trabalhar, como também com EPI”, declarou a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental, Fabrícia Arruda.
“Esta é mais uma entrega dentro de um projeto que impulsiona impactos positivos, beneficiando não apenas o festival, mas toda a comunidade. Convidamos todos – parceiros, torcedores e participantes – a se engajarem nas ações de cuidado ambiental. Acreditamos no poder da colaboração para construir um legado de mudanças reais, fortalecendo a cadeia da reciclagem e promovendo a sustentabilidade”, destaca Gustavo Biscassi, diretor sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola.
Estruturação dos trabalhadores
Foram entregues, ao todo, 40 kits com camisas personalizadas, calças, botas de borracha, óculos de proteção, luvas e bonés. Além dos EPI, os colaboradores da Ascalpin contam com pagamentos em diárias diurnas e noturnas, somando quase R$34 mil.
Em quatro anos de “Recicla, Galera”, chega a R$ 231 mil o investimento em equipamentos para estruturar a Ascalpin. Para Marcivone Seixas, presidente da Associação de Catadores, o projeto é um grande marco que veio para somar na associação.
“A gente ganhava só o que conseguia recolher. Hoje, através do Governo do Estado, a gente também é pago por diária. Além dos resíduos que entram, isso aumenta a renda dos catadores no período do festival. Então isso é muito importante para a gente. No período do festival, a gente tem uma renda maior do que nos outros períodos do ano”, explicou.
“Recicla, Galera”
O projeto “Recicla, Galera” é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Sebrae e a Coca-Cola Brasil. Atualmente em sua quarta edição, o projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para a comunidade.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A GBR Componentes, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.
icaro gaspar treinamento manaus proposta evento estratégia idaam manaus colégio militar prova amazonas oportunidade concurso academia de belas artes manaus estudante rio grande do sul amazonas manaus luso sporting clube amazonas flim festival literario de manaus festival amazonas de opera cultura opera nas escolas manaus amazonas manaus edital amazônia golf resort leilão amazonas idaam educação enem alunos estudo manaus manaus halloween dia das bruxas amazonas caça aos doces dj raidi rebello millenium shopping flashback show amazonas manaus programação amazonas História manaus Voo Livre