A partir de 23 de junho, o pagamento em dinheiro deixará de ser aceito nos acessos aos terminais e estações de ônibus de Manaus. Além disso, 14 linhas passarão a operar exclusivamente com pagamento digital.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (17) pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e faz parte da digitalização do sistema de transporte, em cumprimento a um acordo com o Ministério Público para reforçar a segurança no transporte coletivo.
De acordo com o Sinetram, a mudança tem como principal objetivo reduzir assaltos e proteger trabalhadores e passageiros.
Como vai funcionar o acesso?
O acesso aos terminais passará a ser feito apenas por meios eletrônicos:
Cartão PassaFácil,
QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga”,
Cartões bancários por aproximação — aceitos apenas nas catracas dos terminais.
Além disso, 14 linhas de ônibus também operarão exclusivamente com pagamento digital, são elas:
616,
125,
672,
300,
019,
690,
605,
623,
042,
209,
102,
625,
708,
A407.
O Sinetram informou que a seleção foi feita com base em dados que apontaram baixo uso de dinheiro nessas rotas.
Como garantir o acesso ao sistema
Para facilitar a adaptação da população, o Sinetram ampliou o atendimento para emissão do Cartão PassaFácil na modalidade comum, sem necessidade de agendamento.
Locais de atendimento para emissão do Cartão PassaFácil:
Sede do Sinetram (Av. Constantino Nery),
Shopping Phelippe Daou,
Terminal 7 (funcionamento das 7h às 16h45),
Demais terminais de integração (funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira).
Documentos necessários: RG e CPF.
Custo da segunda via: R$ 20,00
Também é possível solicitar o cartão online, com entrega em casa ou retirada em terminal, por meio do Telegram. Além disso, haverá cartões pré-pagos disponíveis em pontos estratégicos e estações, com recarga instantânea e sem necessidade de cadastro.
Autoatendimento e recarga em dinheiro
Mesmo com o fim do uso de dinheiro nos coletivos, será possível recarregar os cartões em terminais de autoatendimento com débito, crédito, Pix ou dinheiro. Esses totens estarão disponíveis em todas as estações e terminais, conforme o Sinetram.
O Cartão PassaFácil segue com o benefício da integração temporal: o usuário pode pegar dois ônibus em sequência, no mesmo sentido, sem pagar nova tarifa dentro do tempo estabelecido.
educomunicação Jovens da Amazônia ativismo climático COP30 oficinas euler ribeiro conversa idosos roda de conversa primeiros socorros emocionais manaus saúde amazonas workspace programação programação atrações passo a paço show sou manaus ingresso aves livro amazonas premiação manaus primeira turma educação formação Eneva desenvolvimento regional compromisso escola técnica de Silves sebastião manaus amazonas teatro amazonas mostra águas de manaus manaus Museu do Seringal programação cultura turismo cultura música manaus amazonas festival do beiradão amazonas youtuber manaus Raphael Ghanem show