O Festival Lona Aberta 2025 acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, em Manaus, com a proposta de consolidar o Amazonas na rota nacional e internacional de festivais de circo e promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e da América do Sul. As inscrições para a terceira edição do evento realizado pelo grupo Barravento estão disponíveis até 30 de junho, no site barravencultural.com/lonaaberta.
Durante quatro dias, a programação apresenta números e espetáculos circenses, oficinas formativas e rodas de conversa com enfoque na valorização das culturas tradicionais brasileiras e no diálogo entre gerações. A entrada é gratuita.
“A edição de 2025 tem como temática central o encontro entre artistas de diferentes gerações, destaca tanto mestres tradicionais quanto jovens artistas emergentes, reforça o papel do circo como expressão viva da diversidade cultural brasileira. A proposta busca, ainda, promover a circulação internacional de artistas e atrair o olhar do turismo estrangeiro para a riqueza cultural e ambiental do Amazonas”, afirma Jean Palladino, que divide a direção do Barravento com Francine Marie.
“Com apresentações em espaços públicos, atividades formativas e rodas de conversa, o Festival Lona Aberta se consolida como uma das principais iniciativas de difusão das artes cênicas na Amazônia, com foco em diversidade, acessibilidade e intercâmbio cultural”, completa o diretor.
Inscrições
Artistas, trupes e coletivos de todo o País podem enviar propostas de números circenses de 5 a 20 minutos e oficinas relacionadas ao universo do circo e da cultura popular. Os 20 selecionados vão receber cachê, hospedagem, alimentação e apoio logístico local durante o festival. O resultado está previsto para o dia 2 de julho.
“O festival conta com histórico de procura expressiva desde sua criação, em 2021, inclusive por parte de artistas estrangeiros. Em 2023, mesmo com poucos recursos, recebeu 161 inscrições de todo o Brasil e da América Latina”, comenta Jean Palladino.
O projeto ainda preserva tradições como a distribuição de doces no dia 27 de setembro, em referência aos Ibejis ou São Cosme e Damião, incorporando elementos afro-indígenas à sua identidade.
PCDs arte inclusiva evento crianças manaus cultura Encantados e Visagentos lançamento livro amazonas literatura manaus manaus Manoel Guedes Brandão crime amazonas investigação millenium amazonas bazar da rayana manaus amazonas sesc Ciclo Sesc manaus bicicleta corrida competição Esports World Cup Free Fire jogo games manaus amazonas Zeudi Souza NAU 444 manaus furto igreja amazonas morte manaus amazonas estudo cientifico Prêmio iCS de Economia & Clima manaus paroquia limpeza amazonas